Colação de Grau

Formatura da Unesc celebra a
conquista de 72 novos profissionais

Evento no AM Master Hall celebrou a trajetória e o início de nova fase profissional. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

A paixão pela criatividade e o desejo por novos desafios fizeram Luan Vieira optar pela Publicidade e Propaganda. Inspirado por uma série de TV, ele ingressou na Unesc e, ao longo do curso, descobriu diferentes vertentes da comunicação. No início, a falta de organização foi um desafio, mas, com o tempo, ele aprendeu a estruturar melhor a rotina e se preparar para o mundo do trabalho. “Sempre fui uma pessoa criativa, e esta característica se refletiu ao longo do curso. Durante a minha jornada acadêmica, tive diversas oportunidades para aprender sobre a área, explorar diferentes vertentes da comunicação e colocar a minha criatividade em prática. Cada descoberta e desafios aumentavam a minha empolgação e confirmavam que eu estava no caminho certo”, comentou.

Além do aprendizado acadêmico, o novo publicitário enfatizou o apoio da Universidade, especialmente do Programa Acolher. Segundo ele, a Unesc proporciona grandes experiências que foram importantes para a formação. 

Luan Vieira enfatiza o apoio da Unesc durante a sua jornada acadêmica

“Um dos aspectos mais marcantes foi o acesso ao Acolher, voltado para a saúde mental. O apoio foi essencial tanto para o meu crescimento pessoal, quanto para o meu futuro profissional. É um suporte fundamental para enfrentar os desafios da graduação com equilíbrio e confiança”, acrescentou.

Luan e outros 71 formandos celebraram a conquista da graduação na cerimônia realizada neste sábado (22/3), no AM Master Hall. O evento marcou o início de novas trajetórias para profissionais de diversas áreas, incluindo Administração; Comércio Exterior; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Ciência da Computação; Engenharia (Ambiental e Sanitária, Civil, de Produção e Química); Gestão de Recursos Humanos; Jornalismo, além de Publicidade e Propaganda.

“A Unesc é uma Instituição de oportunidades”

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que foi a responsável por outorgar o grau e presidir a sessão solene de formatura, utilizou a frase do filósofo e cientista Francis Bacon para ilustrar o momento: “Conhecimento é poder”.

Pró-reitora lembra que os tempos atuais precisam de pessoas preparadas para lidar com os diversos desafios

“Essas famosas palavras refletem uma ideia central: o conhecimento não é apenas uma abstração, mas uma ferramenta prática que permite ao  ser humano compreender a natureza, transformar a realidade e melhorar a sua condição de vida. Quando investimos em conhecimento, descobrimos as nuances da vida com mais nitidez e, consequentemente, desenvolvemos discernimento para fazer escolhas mais acertadas. Ampliamos nosso olhar sobre nós mesmos e o quanto podemos avançar com responsabilidade”, falou.

“A Unesc é uma Instituição de oportunidades, mas sobretudo aquela que as amplia. Os tempos atuais precisam de pessoas preparadas para lidar com os desafios de nossa existência. Temos certeza de que os conhecimentos aprendidos até aqui serão fundamentais para os primeiros passos na carreira profissional de cada um. No entanto, entendemos que novos desafios surgirão, e a formação contínua será necessária para manter uma trajetória alinhada às necessidades do trabalho. Sejam sempre inquietos em busca de novas competências para responderem ao mundo moderno”, acrescentou.

Gisele lembrou ainda que a Unesc possui nove cursos de mestrado e cinco de doutorado, todos com reconhecimento de excelência pelos órgãos reguladores. Além de pesquisadores e professores com destaque nacional e internacional. 

Conquista compartilhada

Formando de jornalismo, coube a Diego Piovesan falar em nome de todos os 72 novos profissionais

Quem também comemorou o início de um novo ciclo foi Diego Piovesan, que se formou em Jornalismo. Orador da turma, ele salientou que todo o aprendizado e conquistas são fruto não somente do esforço de cada estudante, mas também daqueles que os amam, que batalharam e almejaram pelo momento da formatura.

“Devemos agradecer e honrar esse legado dando continuidade passando isso adiante. Dessa forma, mesmo sendo meros mortais, nossas histórias serão imortalizadas, seja por meio de obras, ideias ou ideais. Que possamos manter a humildade, pés no chão, mas que continuemos sonhando alto, que nada nos limite. Tenhamos coragem, pois o medo de perder tira a vontade de ganhar. Que sejamos sempre dignos do título conquistado e, porque não, sejamos eternos aprendizes, ainda que deixemos de ser acadêmicos”, citou.

“Ao longo desses anos, absorvemos conhecimentos que devem marcar uma virada de chave nas nossas vidas, pois toda essa caminhada nos tornou quem somos hoje, e em especial, ajudará a moldar quem seremos no futuro. Depois desse período, estamos mais seguros e conscientes do nosso papel e de como podemos impactar a vida das pessoas. Orgulhem-se da própria história e de todas as decisões tomadas até aqui e daqui para frente”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *