
“O assunto desta noite tem muitas nuances de responsabilidade ética para os profissionais da Enfermagem com relação às mídias sociais, um assunto iminente na sociedade. O tema é muito importante, porque o profissional não somente tem que atender o paciente, mas tem que entender que no mundo profissional existem muitas complexidades, muitas questões jurídicas que tem que estar vivas na cabeça de cada um”.
Foi desta forma que o conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren) e advogado Henrique Manoel Alves iniciou a abordagem da sua palestra: “Questões éticas e jurídicas na nova era da Enfermagem”, realizada na noite dessa quinta-feira (20/3), no Auditório Ruy Hülse.
Código de Ética
Segundo o palestrante, todo enfermeiro ou enfermeira tem que se respaldar e se nortear pelo seu código de ética profissional. “Isto é muito importante, porque na saúde em geral os profissionais acabam se preocupando muito com atividade finalística, mas existe uma responsabilidade e um aspecto jurídico que tem que ser tratado cotidianamente junto com esta atividade. Nosso Código de Ética da Enfermagem é embasado na Constituição Federal, com o aporte do Código Civil, com o auxílio no Código Penal Criminal,”
Mundo sem regras
O foco da abordagem foi o uso das mídias sociais e em quais circunstâncias elas podem prejudicar um profissional. “Nós temos hoje uma pseudo sensação de que as mídias sociais não são reguladas, de que é um mundo sem regras, onde eu posto uma foto que eu não deveria, exponho um paciente sem autorização, ou até registro um procedimento dentro da instituição a qual trabalho. Seja no WhatsApp, no Instagram, no Facebook, no TikTok, ou em qualquer outra mídia, isso pode gerar desdobramentos negativos e jurídicos. O Supremo Tribunal Federal (STF), já sinalizou que a personalidade jurídica é passível de dano moral’, explicou o palestrante.
Alerta
O conselheiro fez um alerta aos acadêmicos. “Tem que tomar cuidado, como eu sempre digo, o feijão com arroz, bem feitinho, sustenta. Faça o básico, não precisa ficar inventando, querendo se mostrar numa mídia social. Isso pode causar problemas, o like vem, mas junto também pode chegar uma intimação judicial”, destacou o palestrante Henrique.
Boas vindas
Antes do início da palestra, a coordenadora do curso, Valdemira Santina Dagostin, a Mira, acompanhada pela maioria dos docentes da graduação, promoveu um ato de boas-vindas aos acadêmicos veteranos e aos cerca de 95 calouros. A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, representando a enfermeira e atualmente reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, também fez questão de recepcionar todos aqueles que fazem o curso acontecer.
Energia bacana
“É um prazer estar aqui com vocês. As aulas inaugurais, a Semana da Enfermagem, sempre tem uma energia muito bacana. Literalmente vocês se unem e se divertem. A entrada dos professores foi fantástica. Isso é muito característico da Enfermagem. Esse acolher que faz parte do cuidado. São momentos muito especiais, com pessoas especiais. Fico feliz em ver a presença dos acadêmicos com interesse em se aprofundar no conhecimento extraclasse, isso faz toda a diferença”, observou Graziela.
Grandes expectativas
A coordenadora Mira ressaltou que todo início de semestre gera grandes expectativas a todos. “A nossa equipe, junto com o corpo docente, faz um planejamento bem detalhado daquilo que queremos para esse semestre e para o ano. Começamos com a aula inaugural, trazendo uma temática extremamente importante sobre as questões éticas e jurídicas que estão iminentes na nossa profissão, no nosso processo de trabalho. Espero que realmente os nossos acadêmicos visualizem a importância dessa discussão que será muito útil no exercício da profissão”, comentou a coordenadora.
Exército
Atualmente o curso de Enfermagem conta com 42 docentes e 513 acadêmicos matriculados. Com a formatura festiva que acontece nesta sexta-feira (21/3), na AM Master Hall, o curso chega a marca de 1.119 graduados.
Convidados
Também esteve presente prestigiando a aula inaugural, a conselheira suplente Eliane Goulart da Silva.