Acafe

Evento Go.TI.IES impulsiona inovação e
cooperação no Ensino Superior catarinense

Unesc é anfitriã do encontro promovido pela Câmara de TI da Acafe, que reúne especialistas e lideranças acadêmicas para debater a transformação digital e o futuro da tecnologia na educação. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

A abertura do evento GoTI.IES na manhã desta sexta-feira (21/3), marcou o início de dois dias intensos de debates e troca de conhecimento sobre tecnologia e inovação. Promovido pela Câmara de TI da Acafe, o evento reúne representantes das 14 Instituições de Ensino Superior Comunitárias de Santa Catarina para reforçar o compromisso com a transformação digital no ensino e na sociedade. 

Realizado no Auditório Ruy Hülse da Unesc, o primeiro dia contou com homenagem da Câmara de TI da Acafe à presidente da entidade e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, em reconhecimento à contribuição para a realização do evento e ao avanço da tecnologia no Ensino Superior catarinense.

“A tecnologia tem sido o grande suporte das nossas instituições, sobretudo no período pós-pandemia em que passamos por uma grande reformulação. Temos 14 universidades comunitárias em uma rede colaborativa fantástica, de modo que este evento reúne as mentes brilhantes da tecnologia na busca por soluções encontradas para problemas emergentes, estratégias e oportunidades seja no Ensino, na Pesquisa ou na Pós-graduação. Como exemplo, possuímos o Programa Universidade Gratuita que demanda um acompanhamento e controle por meio da tecnologia de estratégias efetivas”, salientou a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

A iniciativa também ultrapassou as divisas e conta com a presença de sete membros do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). “O evento nasce da interlocução entre estas duas entidades. Temos então, além do compartimento da Acafe, o Comung, o que amplia ainda mais a importância dessa ação e a possibilidade de estratégias coletivas”, comentou.

Continuidade neste sábado

O GoTI.IES segue na manhã deste sábado (22/3), no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), com mais painéis, palestras e momentos de integração, que fortalecem a cooperação entre as instituições e abrem novos caminhos para a tecnologia no Ensino Superior.

“O motivo do evento é fazer uma troca, pois os desafios da TI da Unesc muitas vezes são os mesmos dos colegas das outras instituições. Então a nossa troca é rica e bilateral. Da mesma forma que aprendemos, ensinamos e cooperamos. Optamos, ainda, por fazer o segundo dia do evento no CRIO para mostrar o Centro de Inovação, que é administrado pela Unesc, onde também temos a nossa marca, sendo um ambiente rico para troca e compartilhamento”, falou o gerente de TI da Unesc, Fernando Ferreira.

Esta é a terceira edição do evento, sendo que a primeira ocorreu na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e a segunda na Universidade Regional de Blumenau. “O evento se tornou itinerante e chega agora à Unesc com o objetivo de trocar ideias e experiências entre as equipes de TI das instituições”, relatou o coordenador da Câmara de TI da Acafe e gerente de TI da Univali, Rudimar Dazzi.

“Não use velhos mapas para descobrir novas terras”

A programação começou com palestra de Gil Giardelli, um dos maiores especialistas brasileiros em inovação e economia digital. Com mais de 20 anos de experiência, ele abordou temas como Inteligência Artificial, computação quântica e deep tech, que promoveram reflexões sobre o futuro da IA Economy.

“Tudo que foi escrito nos livros de ficção científica está acontecendo agora. O nosso debate é como compartilhar isso com oito bilhões de pessoas. Sobre educação, é importante olharmos o que acontece com o mundo. Na China, por exemplo, colocaram nas escolas, além dos bons professores, quadros negros e giz, a alta tecnologia que permite identificar o que cada estudante absorveu, e possibilita que tenham o dever de casa personalizado”, citou Giardelli, que ainda fez análise sobre como a economia da IA, tecnologias profundas e computação quântica revolucionam o cenário educacional e empresarial.

Além das palestras, as universidades apresentaram cases desenvolvidos nos campus. A Unesc, por exemplo, fez demonstração prática sobre o pioneiro Centro de Realidade Mista Carlos Antônio Althoff e como essa tecnologia é utilizada no ensino da Medicina, que possibilita a melhora do aprendizado dos estudantes, 

O evento conta com o apoio de Arklok; BA2EDU; DeliverIT; HT Solutions; Positivo Tecnologia; Protect Solutions; Selbetti; TechDec e Totvs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *