Ensino

Programa Arte na Escola Polo Unesc realiza visita de estudos em comunidade quilombola

“Experiências como essas que nos fazem evoluir e expandir nossos horizontes, despertando ideias”, disse Quetlin Apolinário, uma das professoras (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc)

O programa Arte Na Escola Polo Unesc já iniciou as atividades de 2025.  Englobando as primeiras atividades deste início de ano, professores e estudantes que integram o grupo, realizaram uma visita técnica de estudos ao Quilombo São Roque, localizado na Reserva Ecológica Aparados da Serra, em Praia Grande, Santa Catarina. 

Segundo a professora Silemar Silva, a visita teve como objetivo conhecer uma nova cultura e ampliar horizontes por meio da troca de saberes.“Foi um dia repleto de aprendizados, com a presença do senhor Pedro de Oliveira Pereira, morador do local que nos contou a história do lugar, suas origens e ancestralidades”, comenta.

Além disso, professores e acadêmicos de Artes Visuais participaram de uma oficina de entalhe em madeira e roda de conversas com o guia turístico do local, Eliseu dos Santos Pereira, que levou-lhes para passear por uma trilha em meio a uma reserva ecológica. 

“Uma trilha em meio a natureza, ar puro e belezas naturais, algo desafiador nos aguardava pelo caminho, pois havia um caminho de pedras e um rio a frente no qual atravessamos, mas que no final nos presenteou com uma vista e uma piscina natural incrível, com o Cânion como parte do cenário e para finalizar com um banho para recarregar as energias e para retornarmos fizemos outro trajeto”, recorda.

O Programa, conduzido pelos coordenadores e professores Luiz Gustavo Bieberbach Engroff e Silemar M. Silva e pela estagiária Taciana Biff Cesconetto, atua principalmente na formação continuada de egressos e demais interessados em arte e em educação. 

Experiências

Uma das pessoas que integraram o grupo de estudos, foi a professora Andreza de Oliveira. De acordo com ela, é inspirador conhecer de perto as tradições deste povo, sua história de luta e resistência. “Ver a maneira harmônica como vivem é inspirador. Para nós, professores de arte, foi a oportunidade também de ampliar nosso conhecimento e contribuir na formação de nossos alunos para formar sujeitos mais sensíveis e responsáveis com a humanidade”, destaca

Critérios

O programa busca atrair interessados em arte e em educação. O projeto permite ainda que acadêmicos e egressos de outras instituições de Ensino Superior possam participar. A programação dos encontros para o primeiro semestre de 2025 já está disponível. Podem participar de forma gratuita professores, acadêmicos e interessados em trocar experiências sobre arte e sua área de formação. Para mais informações, entre em contato por meio do instagram @artenaescola.unesc, e-mail artenaescola@unesc.net, telefone: (48) 3431 2555 ou clique aqui para acessar a programação do semestre.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *