
No último dia 3 de março o curso de Ciências Biológicas da Unesc comemorou seus 55 anos de existência e uma das atividades alusivas à data, ocorreu na noite dessa terça-feira (18/3), no Centro de Convivência da Universidade. Para contar sobre a importância da graduação e do profissional da área, a coordenação convidou para a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2025 a professora, em exercício há 29 anos, Zenaide Paes Topanoti, egressa e oriunda da terceira turma do curso de Ciências e Matemática.
“Nós estamos comemorando neste ano os 55 anos da nossa graduação. Temos uma linda trajetória dentro da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), hoje a nossa Unesc. Me sinto privilegiada em estar na coordenadoria, dentro de um curso que foi um dos pilares para a construção da nossa Universidade. Um curso que desde a sua criação tem seus princípios básicos, alicerçados no Ensino, na Pesquisa e na Extensão e focado na formação de excelência dos nossos acadêmicos”, comentou a coordenadora Mainara Figueiredo Cascaes, grata pela participação da professora Zenaide no encontro que marcou o início das celebrações.
Nestes 55 anos, o curso de Ciências e Matemática, como era chamado inicialmente, atual graduação em Ciências Biológicas, já formou, entre bacharéis e licenciados, cerca de 2.860 profissionais.
E para demonstrar a importância da formação acadêmica aos cerca de 200 estudantes matriculados, a professora Zenaide, relatou na Aula Inaugural toda a sua história, desde do seu tempo de acadêmica até os dias de hoje.
“Essa aula inaugural é um momento de fazer história e o curso de Ciência Biológicas continua fazendo história. Nesses 55 anos temos muitas coisas para apresentar e também visualizar o futuro. A ciência sempre vai ter seu espaço e as Ciências Biológicas tem o espaço em todas as áreas, desde na área da Matemática, Física, Química, Geografia e da História. Então, a nossa graduação, na verdade, está englobando tudo que se chama ciência. Enquanto o mundo existir, o biólogo existirá”, comentou a professora.