Geral

Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc realiza pesquisa sobre as condições de saúde de idosos de Criciúma

Grupo de Pesquisa ViDaS do PPGSCol está recrutando entrevistadores para coleta de dados no município (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc)

O Grupo de Pesquisa Violência, Desigualdade e Saúde (ViDaS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, deu início ao Life Study – Lifestyle, Genomic Instability, and Associated Factors in the Elderly, que em Português significa: Estudo Life – Estilo de vida, instabilidade genômica e fatores associados em idosos. A iniciativa é um estudo inovador que analisará as condições de saúde da população idosa de Criciúma por meio de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto será conduzido com uma amostra representativa de 950 idosos, possibilitando uma análise detalhada dos fatores que influenciam o envelhecimento e a qualidade de vida. O estudo será coordenado pelas professoras Susana Cararo Confortin e Vanessa Iribarrem Avena Miranda, e investigará diversos aspectos da saúde dos idosos, incluindo hábitos de vida, saúde mental, estado nutricional, atividade física, qualidade do sono, uso de medicamentos, acesso a serviços de saúde, violência e instabilidade genômica, além de fatores sociais que impactam a longevidade e o bem-estar.

Segundo a pesquisadora Susana, a pesquisa busca gerar dados essenciais para o planejamento de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças na terceira idade. “Por isso gostaríamos de convidar todos os interessados a se unirem a nós, como entrevistadores nesta importante iniciativa científica e contribuírem para a produção de conhecimento sobre o envelhecimento saudável”, destacou.

Seleção de entrevistadores

Para garantir a qualidade dos dados, o Life Study está selecionando entrevistadores que atuarão na aplicação de questionários e coleta de informações diretamente nas residências dos idosos. A participação de entrevistadores capacitados será fundamental para o sucesso do projeto.

Requisitos:

✔ Interesse em pesquisa;

✔ Disponibilidade de 30 horas semanais;

✔ Participação no treinamento obrigatório (data a definir).

Benefícios:

✔ Pagamento por entrevista realizada;

✔ Ajuda de custo para deslocamento.

As inscrições seguem até quinta-feira (20/03) por meio do formulário disponível clicando aqui 

Mais informações podem ser obtidas por meio do Instagram do grupo ViDaS: @gpvidas ou pelo e-mail: grupopesquisavidas@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *