Geral

“Explorando o Desconhecido” é a primeira exposição do ano no Espaço “Toque de Arte” da Unesc

Solenidade de abertura foi prestigiada por professores, acadêmicos e convidados (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Já está aberta a exposição “Explorando o Desconhecido”, da artista Simoni Coelho, inaugurada na noite desta terça-feira (18/3) no Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”, no Bloco Administrativo. As obras expostas convidam o público a participar de discussões sobre a percepção por meio do movimento, dentro do campo da pintura.

A artista utiliza formas abstratas e cria suas próprias tintas com pigmentos naturais encontrados na natureza, no seu jardim. Ingredientes como temperos, chás, pó de café e terra ganham novos significados, compondo uma poética visual que se aproxima de um poema-objeto.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), Sheila Martignago Saleh, representando a reitora, agradeceu o momento especial proporcionado pelo Setor de Arte e Cultura e pela artista Simoni Coelho.

“Gostaria de agradecer a Simoni por adoçar a nossa vida e nos convidar a viver essa experiência de tantas cores, texturas, aromas, perfumes. Uma exposição na qual podemos, inclusive, sentir o artista e imaginar o que ela sentiu na hora de elaborar a sua arte. Aproveito para parabenizar os 25 anos do Espaço Toque de Arte e que venham várias exposições durante esse ano para nós comemorarmos esta marca”, comentou Sheila.

Simplicidade

“Aqui é o lugar da ciência acompanhada com os sentimentos dos sujeitos, dos seres humanos, e nós precisamos exercitar muito mais esse sentimento, essa apreciação da vida, das coisas, dos objetos animados e inanimados. A artista Simoni hoje está ocupando o nosso espaço cultural, a partir de uma proposta que apresentou por meio do edital. Foi um projeto extremamente bem produzido, bem apresentado e muito bem avaliado pelos nossos curadores. Eu quero dizer hoje que eu me sinto feliz e talvez eu me sinta feliz no simples, porque o simples é também necessário e o simples é também essa troca de saberes e de fazeres que a todo tempo conseguimos estabelecer”, comentou a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita.

“Estou pronta”

“Essa é uma frase que eu ouvi ontem da professora Lenita e que me deixou muito pensativa. Eu fui pra casa pensando nessa frase. Dormi e acordei pensando nela e achei bem pertinente. Sou egressa da Unesc, do curso de Educação Artística, formada há cerca de 35 anos e durante toda essa minha trajetória como artista eu já pipoquei demais, fiz de tudo um pouco: casei, fui mãe, professora de pintura, fiz várias várias coisas e agora me considero pronta como artista”, resumiu sua trajetória a artista plástica Simoni Coelho.

Sobre suas obras, a artista relatou que tudo teve início na pandemia da Covid-19. “Era 2020, época de lockdown em casa, trancada com a minha família. Foi aquela incerteza, aquela preocupação do que viria, então comecei a explorar o meu jardim, e todo o arredor da minha casa. Com isso, comecei a formar e fazer os meus próprios pigmentos, criar as minhas próprias tintas e comecei a pintar. Tudo que criei, guardei por três anos. Montei minha própria galeria e hoje, pela primeira vez, estou expondo os meus trabalhos. Estou muito feliz com essa oportunidade que a minha Universidade está me proporcionando”, agradeceu a artista.

As telas fazem parte do acervo da expositora, intitulado “Coleção Organic”. Segundo a curadora da Exposição, Maristella Corrêa, tudo é uma transformação das matérias, o caráter projetual e as ferramentas laboratoriais se concretizam através de círculos, quadrados, retângulos, peixes que são colados distantes de uma base como se estivessem flutuando.

“A artista privilegiou o natural, através de um conceito e da utilização de um método ancorado entre materiais diversos comuns e seus pigmentos que possibilitam as diversidades de mesclas, texturas, luzes, sombras, cores e formas. Quando em contato com o calor, forma um contraste entre os elementos subvertidos de sua função original, que colocados em um novo contexto, abandona a lógica narrativa e cria um novo conceito sobre o material”, definiu assim Maristella.

A Mostra está aberta para escolas e para toda a comunidade. Para agendar uma visita guiada os interessados poderão enviar um e-mail para o setor de Arte e Cultura da Unesc: cultura@unesc.net ou ligar para o telefone (48) 3431-2622.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *