
O palco do Quintas Culturais, tradicional evento promovido pela Unesc, apresenta nesta quinta-feira (27/02) uma atração especial que une música e inclusão social. A partir das 18h30, no espaço localizado no Bloco XXI, o grupo Chorinho Carvoeiro, formado por músicos com mais de 60 anos, irá apresentar um repertório recheado de chorinho, samba e pagode clássicos.
O grupo, fundado em 2023, nasceu com um propósito claro. “O Chorinho Carvoeiro foi criado também pensando no benefício da ocupação da pessoa idosa. Recebemos relatos sobre a falta de atividades para os idosos, o que muitas vezes leva a situações de depressão, ansiedade e solidão”, destaca o maestro Fábio Matias.
Música como terapia e socialização
O objetivo principal, conforme o maestro, é mostrar que mesmo na terceira idade as pessoas podem ser produtivas e fazer a diferença, através da música. “Vimos casos de pessoas que, antes da musicalização, enfrentavam depressão e ansiedade. Ao se envolverem com o projeto, encontraram nova motivação, alegria de viver e um forte senso de pertencimento na sociedade”, complementa Fábio.
O Chorinho Carvoeiro contribui para a desconstrução de estereótipos sobre a velhice, mostrando que a música pode promover a interação entre pessoas de diferentes gerações e proporcionar novas formas de envolvimento social.