
A Feira da Economia Solidária está de volta para movimentar ainda mais o campus da Unesc a partir desta quarta-feira (12/2). Já consolidada no calendário de atividades da Universidade, a ação tem como objetivo oferecer aos feirantes uma alternativa de trabalho e renda, além de promover a inclusão social e econômica de pessoas que atuam fora dos circuitos convencionais. Com a intenção de melhorar a logística e ampliar a visibilidade dos produtos comercializados, a iniciativa apresenta uma variedade que vai desde frutas e verduras orgânicas, até artigos artesanais e de vestuário.
Professores, colaboradores e acadêmicos têm mais facilidade em adquirir os produtos, pois os feirantes vão ao local onde a comunidade está. “Isso agrega valor ao nosso produto, uma vez que a Universidade libera esse espaço, o que demonstra confiança no nosso trabalho”, comenta a proprietária da Massas Nathalia, Nathalia Donida Polli.
Muito mais que um simples espaço de venda. Ela representa um compromisso com a valorização dos produtos locais e a promoção de relações mais justas e solidárias. “Além disso, valoriza ações coletivas e a solidariedade, que proporciona as relações entre pessoas e empreendimentos com princípios de colaboração, autogestão e apoio mútuo”, explica o coordenador do Programa de Ações em Economia Solidária da Unesc, o professor Dimas de Oliveira Estevam.
Fortalece a economia local
A Feira é um espaço de aprendizagem que promove o desenvolvimento de projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa. “Além de valorizar a cultura local, a ação contribui para a inclusão social e fortalece os vínculos comunitários”, destaca Estevam.
A comunidade acadêmica pode aproveitar a ação nas quartas-feiras, no hall da reitoria, e também nas terças-feiras, no Bloco XXI A. O local da feira foi alterado do Bloco S para o Bloco XXI A, ao lado do Restaurante Flor de Sal. Esta ação acontece durante todo o ano letivo.