Geral

Cerca de 800 professores da Rede Estadual iniciam formação continuada com apoio da Unesc

A Universidade atendeu, nesta semana, cinco municípios que pertencem à região Sul catarinense

Aproximadamente 800 profissionais da Rede Estadual de Ensino da região de Criciúma deram início, na última semana, à formação continuada promovida pela Unesc. A iniciativa faz parte da contrapartida das Instituições de Ensino Superior no que diz respeito ao Programa Universidade Gratuita.

A Unesc, que iniciou as atividades de formação ainda no ano passado, segue com o compromisso de qualificar os profissionais da educação ao longo de 2025. As capacitações foram realizadas em municípios pertencentes a cinco cidades de abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) de Braço do Norte, Laguna, Criciúma e Tubarão. A formação na CRE de Araranguá será em março.

“Essa é uma das contrapartidas mais importantes do Programa Universidade Gratuita, pois aproxima o ensino superior dos estudantes da educação básica. Nossos professores, mestres e doutores, dedicam-se ao estudo da docência no ensino fundamental e médio, abordando temas que fortalecem a prática pedagógica. O objetivo é oferecer suporte aos educadores em sala de aula, contribuindo para a melhoria do ensino e da aprendizagem”, mencionou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a iniciativa demonstra o compromisso da Universidade com a formação de educadores e a qualidade da educação, e busca aprimorar as práticas pedagógicas e promover um ensino mais inclusivo e equitativo.

“Ser professor é carregar um legado que precisa ser defendido e valorizado todos os dias. Acreditamos que, ao refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem, podemos contribuir de forma marcante para a transformação e autonomia dos estudantes”, enfatizou.

Os encontros contaram com a participação de educadores da Universidade que abordaram temas fundamentais para a educação básica, como “Ler e Escrever: Compromisso de Todos”.

A coordenadora da Comissão de Formação Externa da Unesc, Daniela Arns Silveira, enfatiza a importância do investimento na capacitação dos educadores. “Ao investir na formação destes profissionais, contribuímos para a melhoria da qualidade do ensino oferecido às nossas crianças e jovens, o que gera impacto positivo em toda a comunidade”, destaca. A organização da formação é da Unesc Level.

O Programa Universidade Gratuita tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior e promover a qualificação dos profissionais da educação, fortalecendo a rede de ensino pública e impactando diretamente na formação dos estudantes. Com a continuidade da iniciativa, espera-se que cada vez mais professores sejam beneficiados e possam levar novas práticas para as salas de aula.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *