Com atividades voltadas para toda a família, o Verão Unesc atendeu a pedidos da comunidade e ampliou sua programação desde esse fim de semana. Agora, as atividades ocorrem aos sábados e domingos, das 9h às 12h e das 15h às 18h, até o dia 26 de janeiro, na arena montada na Zona Norte do Balneário Rincão. A novidade busca proporcionar ainda mais opções de lazer, saúde e bem-estar para moradores, turistas e veranistas.
“Planejamos cada detalhe com muito carinho para oferecer uma programação repleta de atrações para todas as idades. Nossa parceria com o município de Balneário Rincão reflete o compromisso de promover inclusão, saúde e bem-estar, criando um espaço onde lazer e aprendizado caminham juntos. Convido moradores e visitantes a vivenciarem essa experiência especial, aproveitando cada momento das atividades preparadas com tanto cuidado e dedicação”, disse a reitoria Luciane Bisognin Ceretta, que acompanhou as atividades neste domingo (12/01).
Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, o verão é sinônimo de alegria, e a Unesc está sempre presente na vida da comunidade. “Não poderíamos deixar de estar junto da comunidade também durante as férias. Os pais podem trazer suas crianças sabendo que há opções para todos”, comentou Sheila.
Conforme o coordenador do setor de esportes da Unesc, Fagner Viana, organizador do Verão Unesc, o evento busca reforçar os laços entre a Universidade e a comunidade. “Oferecendo uma série de atividades pensadas para todas as idades, com foco na inclusão social e na promoção de uma vida saudável. Nos domingos a ideia, no período da tarde, é deixar os espaços livres para recreação e com a presença de DJ para animar a comunidade”, declara ele, informando ainda que as quadras de beach tennis e voleibol serão ampliadas, oferecendo mais espaço e conforto para os praticantes dessas modalidades.
A programação deste fim de semana trouxe diferenciais que conquistaram o público. Entre eles, o Programa Golfinho, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar que teve como leva “água no umbigo, sinal de perigo”, e o campeonato de handebol de praia, o Hand Beach, que reuniu equipes das regiões de Criciúma, Araranguá, Cocal do Sul e Tubarão, com pontuação válida para o campeonato estadual.
“O projeto Golfinho tem uma importância imensa, porque traz informações para as crianças sobre os perigos do mar, de forma lúdica. Com certeza nossa temporada de verão no Balneário Rincão em 2025 ficou ainda mais especial”, disse Maira Matschulat Ely, ex-estudante Unesc e funcionária pública, que levou as filhas para brincarem no Verão Unesc e apreciarem o programa. “Eu adorei tudo, mas o que mais gostei foi a atividade do banho de água e aprender sobre a água-viva”, completou a pequena Beatriz Ely Padilha, de 8 anos.
“Nós conhecemos o programa no ano passado, é o segundo ano que a nossa filha participa, ela tem sete anos esse ano. E assim, ele é um projeto muito importante, porque tem a questão da educação das crianças, a educação ambiental, a proteção do meio ambiente, os cuidados principalmente em relação à água, os cuidados no mar. E tem todas as estações, eles fazem as brincadeiras de forma lúdica, ensinam o salvamento no final e tem o certificado. É um projeto bem legal, bem importante, as crianças adoram”, complementou a funcionária pública, Juliana Cechinel que levou a filha Catarina para aproveitar as atividades.
Quem também passou pela orla foi a pequena, Bella Gomes, de 1 ano e nove meses, acompanhada dos pais, Maicon Alamini e Araceli Amanda Antonin Gomes. “Participar do Verão Unesc foi maravilhoso. Levei minha filha e ficamos encantados com a estrutura e as atividades para toda a família. Foi um momento especial, cheio de diversão e cuidado”, comentou a mãe.
As atividades do Verão Unesc incluem vôlei, beach tennis, bocha e futebol, aulas de ritmos, atividades e brincadeiras no Espaço Kids.
Outras atividades
Além disso, a Unesc está presente também no Container Food Park, com espaço aberto para diversas ações recreativas e culturais. No dia 24 de janeiro, o público terá acesso ao serviço de Tipagem Sanguínea, oferecido pela Universidade.
Nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, o Container será palco de oficinas de Modelagem de Negócios, coordenadas pelos cursos de Gestão, encerrando as atividades da Unesc no litoral.
Além das atrações culturais e pedagógicas, os visitantes podem esclarecer dúvidas sobre o Programa Universidade Gratuita, participar de sorteios de brindes e aproveitar aulas de ritmos, realizadas no Calçadão, nas segundas e quartas-feiras, e na Praça da Zona Sul nas terças e quintas-feiras, sempre às 20h30, com datas programadas para janeiro e fevereiro.