A professora e coordenadora do curso de História, Michele Gonçalves Cardoso, está em Nova Iorque, para apresentar os trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), e buscar estreitar relações entre a Unesc e instituições locais.
Até o momento, visitou a Universidade The City University of New York (Cuny), na qual se encontrou com a vice-presidente do Centro de Estudos Latino Americanos da Universidade americana. Michele, que também leciona no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), explicou quais benefícios a visita pode trazer às universidades.
“Essas visitas técnicas são importantes para estimular parcerias entre as instituições e programas de pós-graduações, e principalmente, para contribuir com o processo de internacionalização” , comentou.
Planejamento da viagem
Segundo Michele, o encontro foi possível por intermédio de outros professores que já haviam visitado o Centro de Estudos Latino Americanos da Universidade americana (Center for Latin American, Caribbean and Latino Studies – CLACLS).
“Entrei em contato com a professora Mila Burns por e-mail solicitando uma apresentação sobre as pesquisas realizadas na Unesc. Ela gentilmente aceitou e se interessou em conhecer mais sobre a nossa instituição. Levei à ela dois exemplares de livros produzidos no curso de História. Um deles fala sobre a identidade e patrimônio da região carbonífera e o outro é voltado para a análise de Migrações contemporâneas, para que ela pudesse compreender um pouco mais sobre a nossa região”, acrescenta.