O almoço deste sábado (7/12), para acadêmicos, egressos e professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, junto da gestão universitária, foi muito mais que um momento de saborear uma deliciosa comida preparada com carinho. Foi momento de reencontros, homenagens e celebração pelo aniversário de 25 anos do curso.
Sob o compromisso de formar profissionais capacitados para atuar de forma inovadora e ética na preservação dos recursos naturais e na manutenção da saúde da sociedade, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária já formou 560 engenheiros, que hoje levam a marca da graduação da Unesc por onde quer que passem, na região, pelo país ou fora dele.
A construção coletiva necessária para a formação desses profissionais, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, só é possível com a participação de pessoas dedicadas e interessadas. “Muito mais que uma estrutura grandiosa e qualificada, nós chegamos até aqui por causa de ‘gente’. Gente que pensa, que sonha, que realiza e faz acontecer. A Unesc, costumo dizer, é abençoada por ter tantas pessoas especiais em sua história. Quem está aqui está imbuído no mesmo propósito de fazer a diferença, como percebemos na história deste curso”, ponderou aos presentes.
A coordenadora do curso, Marta Hoffman, descreve o encontro como um momento único. “É algo ímpar. Agradeço de coração a presença de todos: dos professores que passaram e os que ainda fazem parte do curso; à reitoria, que sempre nos deu apoio e nos dedicou confiança no dia a dia do fazer acadêmico; os egressos, que sempre farão parte da nossa trajetória e é, claro, os acadêmicos, que são o nosso motivo, nossa força e motivo pelo qual existimos”, destacou, salientando a participação ativa dos estudantes da graduação, demonstrando interesse e pró-atividade junto ao curso.
Conforme a coordenadora-adjunta, Paula Tramontim Pavei, é possível dizer que o que há 25 anos era um sonho não apenas se tornou realidade, mas continua inspirando gerações. “Esse almoço, simples e autêntico como a marca do nosso curso, é mais do que uma celebração temporal, é um tributo ao esforço de todos os professores, acadêmicos, colaboradores e parceiros que juntos ajudaram a construir essa história”, destacou.
A presidente do Centro Acadêmico Gaya, de Engenharia Ambiental e Sanitária, Laura Schultz, também deixou suas palavras de gratidão no encontro que reuniu gerações. “Esse momento representa o esforço e a dedicação de todos que acreditaram na importância de formar profissionais que resolvem problemas e melhoram a qualidade de vida das pessoas”, destacou.
O presidente do da Atlética Sem Licença, Mateus Córdoba, também declarou sua gratidão em nome dos acadêmicos. “Hoje celebramos o esforço coletivo de uma comunidade que não apenas ensina e aprende, mas que se apoia mutuamente. Que essa união continue sendo a força que nos move rumo aos desafios e conquistas”, pontuou.
Participar do encontro, para o primeiro coordenador do curso, professor Carlyle Bezerra de Menezes, foi motivo de reflexão. “Passa um filme na cabeça da gente sobre tudo que aconteceu nesses 26 anos desde que a reitoria na Unesc acreditou nesse projeto, como acredita até hoje. Eu sempre digo que todas as profissões oferecem um futuro, mas uma delas pensa no futuro do planeta, que é a Engenharia Ambiental e Sanitária. Aproveito para parabenizá-los por essa escolha tão importante”, lembrou.
O almoço festivo foi realizado no Centro Multiuso Ana Maria Pires da Silva Pizzolo, no bairro Santa Luzia.