
A Unesc está promovendo a oficina “Conexão e Arte em Velas”, uma iniciativa que visa integrar a arte da produção de velas artesanais ao desenvolvimento pessoal e bem-estar dos participantes. Organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, a oficina tem como objetivo promover momentos de expressão artística e autoconhecimento, além de fortalecer a criatividade e a capacidade social dos participantes.
A oficina “Conexão e Arte em Velas” busca proporcionar um espaço para a criação de velas artesanais, utilizando essa prática como uma ferramenta terapêutica para o autoconhecimento e expressão emocional. “Além de incentivar a criatividade, o projeto também visa oferecer aos participantes a oportunidade de aprender um ofício sustentável e lucrativo, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas tanto na vida pessoal quanto profissional”, afirma a integrante da equipe da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Geiziane Laurindo de Moraes.
Voltada para toda a comunidade, a ação está sendo realizada em grupos de até seis pessoas por dia. Para garantir a participação, os interessados foram convidados a se inscrever previamente, sendo contemplados os seis primeiros inscritos de cada dia. A oficina teve início no dia 25 de novembro, com o primeiro grupo de participantes, e seguirá até o dia 20 de dezembro de 2024, com novos grupos a cada dia da semana.
Possibilitar a inclusão social e promover a possibilidade de trabalho e renda à comunidade é um dos objetivos centrais desta ação. “As oficinas são grupos de compartilhamento, acolhimento e aprendizado constante. Elas criam oportunidade de diálogo e ampliam positivamente o impacto social. Incentivam o empreendedorismo, a sustentabilidade, a criatividade e contribuem para tornar as pessoas economicamente ativas. Além disso, promovem fomento à inovação, saúde e bem-estar da comunidade,” ressalta a professora da oficina, Cristiane Testoni.
O aluno da oficina, Djonatan Silva, vê no curso de velas uma porta para o empreendedorismo. “Embora o artesanato não seja minha área, sempre busco conhecer coisas novas e explorar novas habilidades profissionais. Este curso de velas me permitirá desenvolver habilidades latentes, despertar minha criatividade e abrir caminhos para futuras oportunidades de empreendedorismo.”
Ainda não há previsão de novas turmas do projeto. Informações sobre vagas serão divulgadas nos canais oficiais da Unesc.