Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc dá boas-vindas a 119 estudantes chilenos

Em parceria internacional, segundo grupo de profissionais irá fazer uma imersão para conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (Texto: Stephanie Barbosa/Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Com música, abraços e muito carinho, estudantes chilenos foram recepcionados nesta segunda-feira (2/12) na Unesc. Eles fazem parte da segunda comitiva do país que vem à Universidade para aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são 119 estudantes, divididos entres profissionais da saúde de nível auxiliar e técnico.

“Ficamos muito honrados com todo o carinho que estamos recebendo. Estar aqui é aprender de diferentes formas e levar para casa novos contatos e novas formas de ver e fazer as coisas. Desejo boas energias e torço para que todos aproveitem ao máximo esta experiência tão valiosa”, afirma a coordenadora do Centro de Simulação da Universidad del Alba, Marisol Arias Burgos.

Os cursos “Modelo de Atenção com ênfase em gestão comunitária e promoção da saúde, sistema de saúde como determinante social da saúde” e “Formação e Aperfeiçoamento com Ênfase em Gestão Comunitária e Promoção da Saúde, Participação Comunitária e Intersetorial”, fazem parte do projeto Unesc Level e são fruto de uma parceria internacional com a Universidade Corporativa Luces, a empresa Atom Capacitaciones e a Universidad del Alba, do Chile. A proposta busca nutrir o intercâmbio de conhecimentos entre os países.

Nos próximos dias, além das Clínicas Integradas em Saúde da Unesc, os visitantes conhecerão de perto o funcionamento das unidades de saúde, hospitais e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

“Temos uma programação intensa, mas que foi pensada para que eles extraiam o máximo de conhecimento técnico, mas também cultural. É o compartilhar entre as partes que torna esse momento ainda mais especial. Da nossa parte, eles podem esperar um acolhimento lindo e aprendizagem de excelência sobre serviços e ensino”, garante a coordenadora do setor de Pós-graduação da Unesc, Mágada Tessmann.

Atualmente, a Unesc possui mais de 50 acordos internacionais, sendo reconhecida com o 1º lugar no estado e a 14ª colocação entre as Universidades não estatais no Brasil em Internacionalização, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF).

“Valorizamos muito essa troca de conhecimento e experiências genuínas, pois proporciona para estas pessoas e para nós, a possibilidade de viver, de pensar e de agir de maneira diferente. O conhecimento é uma poderosa ferramenta. Tenho certeza de que hoje começa uma experiência transformadora na vida destes estudantes, que têm a chance de formar um perfil profissional global”, pontua a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Vanessa Moraes de Andrade.

A importância do atendimento humanizado

Enfermeiro formado há 37 anos, o pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, José Otávio Feltrin, fez parte da estruturação do SUS na região. “Tenho muito orgulho dessa trajetória que me fez enxergar a saúde brasileira de maneira ampla. Nós evoluímos muito e esse é um trabalho que nunca vai terminar, pois sempre há espaço para melhorar. Estes estudantes vão conhecer uma realidade diferente e tenho certeza de que sairão transformados dessa experiência”, afirma.

Ainda sobre a realidade diferente que vão conhecer, a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, evidencia o que, para ela, é o principal diferencial do SUS. “O olhar para cada ser, entendendo que quem está na linha de frente está lá para servir e buscar a melhor solução para ajudar a melhorar a vida das pessoas”, afirma. “Por isso desejo que esses estudantes voltem para casa com o coração cheio de empatia e com a certeza de que fazem a diferença na sociedade”, acrescenta a pró-reitora.

O projeto visa contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos estudantes e melhoria do sistema público de saúde do Chile. “Teoria e prática juntas, o que ajuda a garantir que a experiência seja a mais produtiva para ambos os lados. As práticas servem para discutirem e repensarem a saúde pública. Ao final, cada estudante vai escrever um projeto de intervenção de melhoria para o sistema público do país”, explica a coordenadora operacional, Letícia Felipe Milak.

Boas expectativas

Mesmo ainda sendo o primeiro dia, a experiência já tem gerado boas lembranças para os participantes. “Estamos com a expectativa muito alta sobre todo esse processo educativo entre Chile e Brasil. E ser recebido da maneira que fomos, foi maravilhoso e nos deixou ainda mais entusiasmados”, comenta o coordenador da Atom Capacitaciones, Juan Pablo Morales.

Alejandra Mellings Hormazabal é uma das estudantes da comitiva. Vinda da cidade de Antofagasta, da região norte do Chile, ela também demonstra a sua alegria em participar dessa experiência. “Vocês, brasileiros, estão muito mais avançados no que diz respeito à saúde, especialmente à saúde pública. Por isso tenho certeza de que sairemos daqui com conhecimentos valiosos. E desde já deixo o meu agradecimento à Unesc. Tivemos uma excelente recepção. Tudo aqui é bonito e organizado; e as pessoas são muito afetuosas. Esta é uma oportunidade única e por isso estou muito feliz em estar aqui”, finaliza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *