Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Editora Unesc - EdiUnesc

Editora Unesc lança o
“Guia Simplificado de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”

Obra tem como objetivo servir como consulta a acadêmicos, profissionais de saúde e à população em geral sobre as Pics (Fotos:Décio Batista/Agecom/Unesc)

A Editora Unesc disponibiliza a partir desta sexta-feira (29/11), mais um título no seu amplo acervo literário. O “Guia Simplificado de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, de autoria Haylla Santos de Souza, em parceria com a reitora Luciane Bisognin Ceretta e o professor Jacks Soratto. A obra é resultado de uma dissertação de mestrado de Haylla, intitulada “Aprenda PICS: jogo para o ensino de práticas integrativas e complementares”, a qual foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc.

O guia tem como objetivo servir como consulta a acadêmicos, profissionais de saúde e à população em geral sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), destacando sua definição, seu modo de uso ou sua forma de aplicação, os cuidados, as limitações e os possíveis benefícios.

Segundo a idealizadora da dissertação, o livro visa fortalecer as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e não tem intenção de suprimir ou desconsiderar as racionalidades tradicionais, mas, sim, ampliar as possibilidades terapêuticas não hegemônicas para a promoção, recuperação e manutenção da saúde.

“O nosso guia simplificado surgiu a partir dos dados encontrados durante a escrita da minha dissertação. Criamos três produtos, entre eles, o jogo Aprenda Pics, para o qual realizamos uma busca de informações, mas na plataforma, permitia uma inserção limitada de dados, foi nesse momento que meu orientador, o professor Jacks, teve a ideia de aproveitar essas informações e reuni-las num livro. O nosso livro fala sobre a definição, modo de uso ou forma de aplicação e possíveis limites ou benefícios de cada uma das 29 Pics. Ao final, também tem os mapas mentais com resumo sobre o que você precisa saber sobre cada uma delas e também o leitor terá acesso ao jogo que foi desenvolvido”, explicou Haylla.

A dissertação que virou livro

A co-autora e reitora da Unesc, Luciane, comentou sobre a felicidade de compartilhar o guia e o momento de lançamento e, principalmente, porque a autora é filha da egressa do curso de Enfermagem, Haidee Gomes. Desde pequena a Haylla vinha para a sala de aula com a mãe, uma mulher corajosa, guerreira que lutou incansavelmente pela formação dessa filha. A Haidee é um exemplo de mulher brasileira, mulher negra, trabalhadora e que precisou arregaçar as mangas, vivenciando situações dificílimas mas, vencendo. também considero a Haidee co-autora dessa obra”, falou Luciane.

A reitora ainda ressaltou que o ato tem um simbolismo especial, pois a publicação de mais uma obra edifica a Universidade, sobretudo por uma editora que hoje é a referência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

“Aquela ‘menininha’ é uma biomédica, mestre em Saúde Coletiva, publicando o seu guia resultado da sua pesquisa. Foi uma estudante muito dedicada e destacada. No mestrado do mesmo modo, se preocupou com para que o seu estudo pudesse se tornar um instrumento para melhorar a vida das pessoas. As Pics são uma política nacional de saúde e têm sido cada vez mais enfatizadas com relação a sua importância para a vida da gente”, concluiu a reitora.

Coadjuvantes

“A obra ilustra, de maneira sintética, a socialização do conhecimento com a população em geral, profissionais e estudantes da área da saúde. A nossa ideia inicial era a publicação de um livro de bolso, com a ilustração em especial das práticas, o modo de uso e os possíveis benefícios. Tudo sustentando, enquanto pesquisador, na ciência como base, sem querer diminuir a ciência focada em evidência. Nosso objetivo é disponibilizar uma proposta que amplia os modos terapêuticos e dá novas opções sem diminuir a forma tradicional de cura ou do tratamento convencional. O meu papel e da reitora foi de coadjuvantes no sentido do alinhamento teórico, da estética redacional e ajustes finais. Uma pesquisa nós não produzimos sozinho e a materialização de livros também não”, avaliou o co-autor Soratto.

Acadêmica destaque

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) cumpre o seu papel como um programa de mestrado na nossa Universidade.

“Uma das prerrogativas é a entrega de produtos que tenham uma inserção social muito forte. E quando um estudante se dispõe a fazer uma pesquisa, que chega nas mãos de quem de fato precisa, como é o caso da Haylla. Ela se desafiou ao transformar aquele saber que poderia ficar apenas nos anais da nossa biblioteca, em algo muito acessível, que a popularização da ciência por meio do livro. Quero parabenizar a sua iniciativa, porque acreditou na confiança do trabalho dos dois orientadores, parabenizar a mãe que está aqui prestigiando o trabalho da filha, porque quando a família está junto conosco, tudo fica mais leve. Você vai muito mais longe, já que se dispõe a começar uma caminhada com uma produção desta qualidade e parabenizar a reitora e o professor Jacks por estimularem sua estudante a fazer essa publicação, porque acreditamos que trabalhos como esses precisam ser fortalecidos na nossa Universidade e a Unesc, quanto mais protagonista for, maior será o impacto de que ela faz na vida das pessoas”, observou Gisele.

Confiança

Segundo o professor e editor-chefe da Editora da Unesc, Dimas de Oliveira Estevam, esse lançamento é de extrema importância para a Editora e Universidade. “Hoje temos três selos que já são reconhecidos e institucionalizados pelas pessoas. Esse modelo que implementamos na Editora há mais de 10 anos foi um marco muito importante e se tornou uma referência nacional. Uma obra como esta precisa estar associada a uma grande editora, por isso quero agradecer aos autores pela confiança”, salientou o editor-chefe.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *