A cidade de Criciúma se prepara para receber a “Exposição Coletiva Vento Sul”, um evento artístico que reunirá cerca de 50 artistas, muitos deles estudantes do curso de Artes Visuais da Unesc. A mostra, com abertura marcada para o dia 5 de dezembro, será realizada na Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e ficará aberta para visitação pública entre os dias 6 e 12 de dezembro.
Com curadoria e produção de Marcos Dagostin, Carol Machado, Luan Hobolt e Rafael Barcelos, o projeto busca refletir a diversidade e a potência criativa do Sul de Santa Catarina, promovendo uma vivência artística que transcende o simples ato de observar.
Para Hobolt, a exposição, além do âmbito cultural, é uma oportunidade de aproximar as pessoas da força criativa que existe na região. “Ela retrata sobre tornar a arte acessível, sobre criar conexões entre artistas, histórias e o público, especialmente aqueles que talvez nunca tenham tido a chance de vivenciar algo assim. Cada obra é um convite para refletir, sentir e se inspirar, mostrando que a arte é para todos e pode transformar a forma como vemos o mundo ao nosso redor. É um momento especial para valorizar nossas raízes e celebrar a pluralidade que nos une com a força deste primeiro Sopro de Vento Sul”, comentou o acadêmico.
O projeto “Vento Sul”, conforme Luan, busca ser muito mais do que uma exposição de arte. Ele é uma celebração da arte como uma ponte, que conecta e transforma. As obras expostas não se limitam a encantar os olhos, mas têm como objetivo provocar reflexões e diálogos profundos. Cada obra presente será uma “partitura do tempo”, com uma voz que ressoa no espaço e no coração do espectador.
A exposição marca o início de um ciclo que levará a arte do Sul de Santa Catarina a diversas cidades da região, proporcionando uma visibilidade inédita para os artistas locais e ampliando o alcance das suas obras.
O evento é gratuito e acontecerá no espaço da FCC. As visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Serviço
Exposição Coletiva “Vento Sul”
Abertura: 5 de dezembro, às 19h
Visitação: de 6 a 12 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Fundação Cultural de Criciúma (FCC)
Entrada gratuita