Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Segundo grupo de estudantes chilenos inicia formação voltada à Atenção à Saúde Primária pela Unesc Level

En esta nueva etapa, la Universidad recibe 119 profesionales que aprenderán sobre el SUS a través de clases online y presenciales (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Aprender como funciona o Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) é a proposta do Ministério da Saúde do Chile. Na manhã dessa segunda-feira (25/11), um novo grupo de chilenos, composto por 119 profissionais auxiliares e técnicos administrativos da área da saúde, participaram de forma on-line, da Aula Inaugural promovida pela Unesc Level, voltada para as Iniciativas Extraordinárias de Formação para profissionais que atuam na Atenção Básica.

A recepção aos estudantes, de forma virtual, contou com a participação das autoridades representativas que fazem parte do programa de formação. Pela Unesc, representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, a coordenadora da Unesc Level, Magada Tessmann e a professora Karina Cardoso Gubbis participaram.

Fazer a diferença

Desejando as boas-vindas aos estudantes, o pró-reitor José Otávio agradeceu a confiança que foi depositada na Universidade. “A nossa magnífica reitora defende muito a participação comunitária da nossa Instituição junto à sociedade. Construímos parcerias microrregionais, macrorregionais, pelo estado e pelo Brasil e agora também internacionalmente com o Chile. Nos sentimos muito orgulhosos de estarmos aqui sendo parceiros nessa troca de experiências, as quais irão interferir por meio do conhecimento adquirido durante este período, sem dúvida nenhuma, nas condições de vida da população chilena ao longo do tempo. A nossa Universidade está à disposição para fazer a diferença na vida de todos vocês”, destacou o pró-reitor.

Transformação

Pelo Ministério da Saúde do Chile, o porta-voz foi o chefe da Divisão de Atenção Primária da Subsecretaria de Redes Assistenciais, Juan Ilabaca Mendoza. “É um prazer para nós estar nesta iniciativa de trabalhar em conjunto com nossos técnicos de diferentes partes do Chile para inaugurar esta atividade de formação em conjunto com a Unesc. Quero destacar dois elementos. O primeiro é agradecer à Universidade que nos acolhe e que preparou um programa acadêmico muito atrativo em conjunto com a Universidade de Alba. Essa imersão de conhecimento permitirá aos nossos trabalhadores de todo país, que conheçam outras realidades. Aproveitam ao máximo as atividades e os aprendizados que vão provavelmente transformar os nossos cuidados primários”, observou o representante do Ministério da Saúde do Chile.

Novos conhecimentos

Segundo a chefe do Departamento de Capacitação, Formação e Educação Contínua (Digedep), do Ministério da Saúde do Chile, Maria Gabriela Hoffman Rojas, é uma grande honra participar deste momento importante para a nossa Instituição.

“É um prazer cumprimentar a todas as autoridades acadêmicas, mas principalmente, cumprimentar nossos funcionários e nossas funcionárias que são estagiários extraordinários. Esperamos sinceramente que este possa ser um momento de geração de competências e de novos conhecimentos para compartilhar também as experiências que cada um de vocês tem devido à trajetória e atuação em nossa Atenção Básica”, destacou.
O desejo externado por Maria Gabriela é de que a atividade formativa que se inicia ofereça a todos a possibilidade de aprender novas experiências para depois poder replicar todo o conhecimento adquirido no Sistema de Saúde do Chile. “Não temos dúvidas de que os estudantes poderão compartilhar parte de seus conhecimentos e desejamos o maior sucesso É um grande grupo, com 119 pessoas selecionadas, e esperamos que este seja de fato uma iniciativa e uma experiência que contribua para o seu desenvolvimento e desempenho profissional. Desejo um grande sucesso nesta atividade’, ponderou Maria Gabriela.

Experiência marcante

O Diretor dos Programas Acadêmicos Especiais e Novas Iniciativas da Universidade de Alba, Yamil Musa,
ressaltou o enorme esforço de todos os envolvidos para a realização desta formação.

“Que este período de aprendizagem seja muito importante como uma experiência fundamental para os estagiários que estão participando da capacitação. Nossos profissionais não vão só aprender sobre o que acontece no SUS, mas também sobre outras questões diferentes e será uma experiência muito marcante. Por isso temos que reconhecer o importante esforço que está sendo feito pelo Ministério da Saúde e por todo o Sistema. Vocês, estudantes, serão nossos embaixadores do Sistema e nesse caso, parabenizo-os por terem começado esta formação. Se preocupem apenas em aprender e trazer o máximo de conhecimento possível desta imersão de conhecimento e cultura”, salientou Yamil.

Programa extraordinário

O representante da Universidade Corporativa Luces, Luciano Rodrigues Marcelino, fez uma introdução sobre o Estado de Santa Catarina e de Criciúma, apresentando dados econômicos e turísticos.

“Estou realmente muito feliz por poder organizar esta bela iniciativa do Ministério da Saúde do Chile, com a Universidade de Alba e também pelo fato de vocês poderem chegar a uma Universidade Comunitária, muito destacada, especialmente na área de saúde, como a Unesc. A instituição catarinense é muito visionária e empreendedora com uma gestão impecável por meio da reitora Luciane Bisognin Ceretta. Teremos o maior prazer em receber todos, desde o aeroporto de Florianópolis até o campus universitário. Já estamos ansiosos e esperando todos com muita alegria. Terão a oportunidade de conhecer a professora Mágada, que coordena toda a formação com a sua competente equipe, oferecendo com qualidade conteúdos pedagógicos e acadêmicos deste programa extraordinário”, resumiu Luciano.

De mãos dadas

Para o representante da empresa Atom, parceira na apresentação do projeto junto ao Ministério de Saúde do Chile, Ignacio Arnal Meinhardt, é um momento de muita gratidão e de felicidade.

“Estamos muito contentes com a oportunidade de oferecer esta formação internacional. Somos uma equipe ampla, como vocês puderam perceber, envolvendo muitas pessoas e muitas instituições, que andam de mãos dadas para que tudo saia da melhor maneira possível. Temos muita gratidão pela oportunidade e estamos felizes e entusiasmados por vocês participarem dessas atividades para que possam adquirir novas habilidades. O Sistema que vocês vão aprender é extremamente interessante e as coisas que são aplicadas no Brasil podem ser transferidas aqui para o Chile, então saiba que elas estão carregadas da máxima energia, será uma simbiose muito interessante”, concluiu Ignacio.

Promover a saúde

A professora da Unesc e coordenadora das Clínicas Integradas da Instituição, Karina Cardoso Gulbis, representando todos os professores do Programa, deu as boas vindas aos alunos. “Estamos muito felizes em poder compartilhar nosso SUS com vocês. Acreditamos nos nossos serviços como um plano de qualidade que serve as pessoas, promovendo a saúde, prevenindo as doenças, restaurando a saúde e também reabilitando às pessoas. Esperamos poder contribuir para a saúde do Chile, por meio do debate. Desejamos que todos possam se aprofundar em prol da saúde do seu país. Estamos prontos para recebê-los!”, ressaltou Karina.

Programação definida

A coordenadora do Unesc Level e do programa internacional, Mágada Tessmann, além das boas-vindas aos estudantes chilenos, explicou e esclareceu como vai funcionar a formação que se inicia com a Aula Inaugural e segue nas próximas semanas.
“Os estudantes participarão de aulas teóricas gravadas e ao vivo, totalizando 25 horas, mais 80 horas de atividades práticas em Criciúma e finalizando com mais 20 horas para a elaboração de um projeto com as propostas de intervenção para ajudar e melhorar a saúde pública do Chile. Na próxima segunda-feira (02/10), por duas semanas, receberemos todos esses estudantes aqui na Unesc, para uma valiosa imersão ao nosso sistema de saúde”, explicou a coordenadora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *