Os estudantes e docentes da Unesc estão participando, ao longo do meses de novembro e dezembro, de mais uma edição da Avaliação do Ensino de Graduação. A iniciativa, conduzida pelo Setor de Avaliação Institucional (Seai) da Universidade, é um momento estratégico para ouvir as percepções dos envolvidos com o processo pedagógico e incorporar suas sugestões no planejamento e desenvolvimento das ações institucionais.
Para o professor Thiago Francisco, coordenador do Seai, a avaliação é muito mais que um formulário: trata-se de um canal essencial para o diálogo entre a comunidade acadêmica e a gestão institucional, reforçando o compromisso com a excelência acadêmica e o contínuo aprimoramento da experiência educacional.
“A participação dos alunos na Avaliação do Ensino é um dos pilares para a construção de uma Universidade mais inovadora e sensível às reais necessidades da nossa comunidade. As contribuições nos ajudam a compreender os desafios, reconhecer os pontos fortes e identificar oportunidades de melhoria. É um processo colaborativo que transforma percepções individuais em mudanças coletivas”, destacou o professor.
Com total anonimato garantido, os participantes têm liberdade para compartilhar suas percepções sobre disciplinas, metodologias de ensino e a jornada acadêmica como um todo. Segundo Thiago, todas as respostas são tratadas com sigilo e analisadas para subsidiar melhorias nas práticas pedagógicas, no currículo e até mesmo na infraestrutura dos cursos.
Como Participar?
Estudantes e docentes podem acessar a avaliação de forma simples e rápida por meio do link unesc.net/avaliacao. O preenchimento do questionário leva poucos minutos e, conforme o coordenador, é considerado um gesto significativo para impactar positivamente a qualidade do ensino superior.
A avaliação estará disponível até o final deste semestre. “Ao participar, cada um contribui diretamente para reforçar o compromisso coletivo da nossa Universidade com a excelência”, reforça.
“A educação de qualidade é construída coletivamente, e todos são protagonistas nesse processo. A avaliação é um instrumento de transformação que reflete nosso compromisso em proporcionar o Ensino Superior de excelência”, pontua ainda o coordenador.