Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
CSA

Acadêmicos de Direito da Unesc realizam júri simulado no Fórum de Criciúma

Atividade ocorreu na noite dessa segunda-feira (25/11) e contou com a participação de acadêmicos das sétima e oitava fases. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

“Para quem sonha em atuar na área criminal é algo incrível, indescritível. Estar na graduação e ver um júri é uma experiência muito rica, mas estar na tribuna, participar de um caso real e trazê-lo para o simulado, e ao final receber a sentença conforme o desfecho concreto, é algo que vai além da imaginação. Para nós, foi simplesmente extraordinário.” A fala emocionada da estudante Caroline Ávila Gonçalves, da sétima fase do curso de Direito da Unesc, resume a experiência vivida pelos acadêmicos durante o júri simulado realizado na noite dessa segunda-feira (25/11), no Tribunal do Júri do Fórum de Criciúma.

Caroline, que atuou como advogada de defesa, contou como a experiência foi importante para a carreira. “Fui advogada da ré e conseguimos afastar as qualificadoras e reconhecer o privilégio. Isso é mais do que incrível, é uma experiência realmente maravilhosa. Ontem, fui confirmada de que estou no caminho certo. Só tenho a agradecer à Unesc por ter me proporcionado essa vivência única”, disse.

Com a participação dos estudantes das sétima e oitava fases do curso, o evento trouxe para o ambiente acadêmico a realidade de um julgamento, com base em um caso real ocorrido em Jaguaruna, em 2020.

Organizado pelo Centro de Práticas Jurídicas da Unesc, o júri simulado envolveu mais de 50 estudantes, que desempenharam papeis de advogados, promotores, juiz e jurados, promovendo uma imersão completa no processo judicial. A coordenação da atividade foi de responsabilidade das professoras Márcia Piazza e Rosângela Del Moro.

Experiência prática

Além de proporcionar uma experiência prática, a atividade reforçou aspectos como oratória, comportamento em plenário e tomada de decisões estratégicas, consolidando o aprendizado teórico na prática, como pontuou a professora Márcia Piazza. “A vivência prática no Tribunal do Júri aproxima os acadêmicos do universo jurídico, permitindo que desenvolvam habilidades essenciais para a atuação na magistratura, na advocacia e no Ministério Público”, afirmou Márcia, enfatizando a importância dessa experiência para a formação profissional dos estudantes.

Durante a sessão, os participantes passaram por todas as etapas de um julgamento, incluindo instrução do processo, depoimentos, debates orais, votação e prolação de sentença, com a presença de magistrados, representantes da promotoria e da Defensoria Pública, que acompanharam de perto o simulado.

A estudante Larissa Casagrande da Silveira, da oitava fase, elogiou a iniciativa, destacando a importância de atividades como o júri simulado para o entendimento mais profundo da carreira jurídica. “Eu achei uma ótima iniciativa para nós, acadêmicos, entendermos e nos identificarmos com a carreira que estamos buscando”, enfatizou Larissa.

Pedro Ângelo Bittencourt Abel, da sétima fase, que atuou como promotor, compartilhou sua experiência ao se preparar para o evento. “Minha responsabilidade era apresentar a autoria do crime, a materialidade e as qualificadoras. Preparei um resumo bem elaborado sobre esses tópicos. Quando o Júri começou, parecia estar tranquilo, mas por dentro meu nervosismo era grande. Foi só quando chegou a minha vez de falar que o nervosismo se dissipou, e eu me senti pronto para colocar em prática o que aprendi”, explicou ele.

“Só tenho agradecer ao curso de Direito e ao Centro de Prática Jurídica pela iniciativa de trazer um evento desse porte para o novo curso, isso nos prepara para a vida profissional na área, foi uma experiência incrível”, sublinhou ele.

 

Mais fotos clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *