Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, feriado de 20 de novembro, o espaço do clube União Operária, em Criciúma, foi palco do 3º Aquilombar, evento de grande importância para o fortalecimento da cultura afro-brasileira e para a reflexão sobre a luta antirracista.
A iniciativa, que envolve a Unesc junto dos movimentos sociais do município e Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc), com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação neste ano de 2024 teve como tema: “movimentos, diversidades e cultura”.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Normélia Ondina Lalau de Farias, a celebração do dia 20 de novembro no município foi além de um simples feriado, é um ato de afirmação de direitos, de resgate histórico e de compromisso com a justiça social. “A data para nós tem um significado muito grande. É uma conquista do povo negro. Participar de um evento como este hoje na cidade é muito especial. São todos os movimentos negros da sociedade criciumense reunidos e o Neabi da Unesc fazendo parte desse aquilombamento. Nós não vivemos isolados. Para o povo negro a união, a junção, o estar junto é super importante”, afirma.
O professor da Unesc Dr. Alex Sander da Silva celebra a conquista da data. “É um marco histórico ter o feriado nacional, pois ele marca um momento de reflexão para todas as pessoas que não se dão conta do quanto é importante falar da consciência negra, justiça social, igualdade racial no país. E esse evento aqui em Criciúma agrega os movimentos, mostra a nossa beleza, a nossa cultura, é um momento bastante marcante,” relata o professor.
O evento ainda contou com a apresentação do Boi de Mamão, Clube da Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Criciúma, apresentações musicais com a Casa do Hip Hop, Trio Damaz, Grupo Samba entre amigos, feira de Afroempreendimentos, exposição de obras literárias, tarde de autógrafos com escritores Criciumenses, espaço de Afroconvivência: Afroteca e brinquedoteca.
A Importância do 20 de Novembro
A data foi escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, uma das maiores e mais notórias resistências ao sistema escravocrata brasileiro. Zumbi, morto em 1695, representa a luta pela liberdade e pela dignidade do povo negro, e o Dia da Consciência Negra visa chamar a atenção para a continuidade dessa luta.
Em todo o Brasil, o 20 de novembro é marcado por manifestações culturais, educativas e políticas, como forma de relembrar a história da população negra, destacar suas conquistas e desafios, e reforçar a importância da educação antirracista para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O Aquilombar em Criciúma
O evento aquilombar nasceu no ano de 2021 do desejo do coletivo dos movimentos negros de Criciúma em alusão ao dia 20 de novembro, o dia Nacional da Consciência Negra, data estabelecida com a vigência da Lei Federal nº 10. 639 promulgada em 9 de janeiro de 2003 que implementa a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em toda a educação nacional promovendo o ensino equitativo em consonância as relações raciais do Brasil.