Uma viagem diferente, cheia de conhecimento e de significados. É desta forma que os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc descrevem a visita de estudo à Foz do Iguaçu, que ocorreu em outubro deste ano. Estiveram com eles, professores e acadêmicos de outros cursos de engenharia da Universidade. O passeio foi uma celebração aos 25 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. E no itinerário estavam visitas à Itaipu Binacional, Refúgio Biológico Itaipu e Cataratas do Iguaçu.
A primeira parada foi na imponente Usina Hidrelétrica de Itaipu, considerada um dos maiores complexos de geração de energia limpa e renovável do mundo. Localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, a hidrelétrica é um ícone de engenharia e inovação, responsável por fornecer aproximadamente 15% da energia consumida no Brasil e 90% da energia elétrica usada no Paraguai.
A segunda visita foi ao Refúgio Biológico Bela Vista. Mantido pela Itaipu Binacional, o refúgio é uma área de conservação que protege a fauna e a flora locais, além de auxiliar na recuperação de áreas degradadas. A visita proporcionou uma experiência prática sobre sustentabilidade e conservação ambiental, oferecendo aos acadêmicos e professores da Unesc, uma visão aprofundada sobre a importância da preservação da biodiversidade.
A última parada foi para visitar uma das Sete Maravilhas da Natureza do Mundo, também considerada uma das maiores cachoeiras do planeta, as Cataratas do Iguaçu. Com extensão de 2.7km, atravessando a fronteira entre Brasil e Argentina, as Cataratas são formadas por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, que possui 80m de altura.
Para poder contemplar essa grandiosidade da natureza, os visitantes fizeram a tradicional Trilha das Cataratas, de aproximadamente 1.5km de extensão. O caminho repleto de natureza proporcionou a eles uma visão panorâmica das Cataratas. Ao final, também puderam ver de perto o encontro impactante das quedas na passarela, formando as Cataratas e a vista para a Garganta do Diabo.
Sentimento de gratidão
“Gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; à pró-reitora, Graziela Amboni; bem como o Diretório Central dos Estudantes (DCE), em nome de Mateus Córdova; e do Centro Acadêmico do curso, representado por Vinicius da Silva Santiago. Todos eles foram fundamentais para tornar essa viagem realidade. Foi um privilégio poder celebrar os 25 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc desta forma”, afirma a coordenadora do curso, Marta de Souza Hoffman.