Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

No Dia Mundial do Diabetes, Universidade promove ação de conscientização sobre a doença

A atividade é organizada pelo curso de Enfermagem da Instituição e é aberta ao público. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Acadêmicos do curso de Enfermagem realizam nesta quinta-feira (14/11) uma ação de conscientização e prevenção ao Diabetes, em alusão ao Dia Mundial da doença, lembrado hoje. As atividades, abertas ao público, acontecem até às 17h nos blocos da Reitoria e S da Universidade.

A ação inclui a verificação da pressão arterial e da glicemia, além da identificação de fatores de risco. Também é realizado um score de comportamento para identificar quais hábitos a pessoa precisa modificar para prevenir o desenvolvimento da doença. 

A iniciativa, conforme a professora da Unesc e especialista em Diabetes, Liliana Dimer, visa oferecer informações fundamentais sobre o diabetes e formas de prevenção. 

O Diabetes é considerado uma epidemia global, com mais de 583 milhões de casos registrados em todo o mundo. O Brasil ocupa a quinta posição em número de casos, com aproximadamente 17 milhões de pessoas afetadas. O dado é que cerca de 50% dessas pessoas desconhecem que têm a doença, que muitas vezes é silenciosa e pode levar anos para se manifestar. Isso faz com que muitos pacientes recebam o diagnóstico já com complicações instaladas, o que dificulta o manejo e tratamento.

“É fundamental destacar medidas para prevenir o Diabetes. Embora existam fatores de risco imutáveis, como histórico familiar, idade, gênero e raça, há outros fatores que podem e devem ser modificados. Entre eles, o controle do sobrepeso, a prática regular de atividade física, a eliminação do tabagismo e a moderação no consumo de álcool são aspectos essenciais para a prevenção. O aumento de casos nos últimos anos está fortemente ligado ao crescimento do sobrepeso e da obesidade”, disse a professora.

Doença

O Diabetes Mellitus (DM) é um grave problema de saúde pública em todo o mundo, cujas previsões têm sido superadas a cada nova triagem. O Brasil ocupa o 5º lugar em incidência de diabetes, com 16,8 milhões de adultos com esta condição.

A crescente prevalência de diabetes em todo o mundo é impulsionada por uma complexa interação de fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos. O aumento contínuo se deve, em grande parte, aos níveis crescentes de obesidade, dietas não saudáveis e falta de atividade física.

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção.  

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *