Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Projeto de intervenção no processo de leitura e escrita beneficia alunos de escola municipal

Projeto tem o objetivo de apoiar crianças no processo de leitura e escrita. (Fotos: Carla Giassi/Agecom Unesc)

Iniciado no dia 22 de outubro, o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unesc tem o objetivo de apoiar crianças no processo de leitura e escrita. A iniciativa é realizada em parceria com a Escola de Educação Básica João Frasseto, de Criciúma, e conta com a participação de acadêmicos de diferentes fases da graduação.

O projeto, que se estende até o fim do ano, proporciona uma experiência rica tanto para os alunos da escola quanto para os futuros pedagogos. Durante as atividades, os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, trabalhando diretamente com os alunos, criando planos de aula, aplicando metodologias e avaliando o progresso das crianças.

De acordo com a professora Cláudia Milanez Sachet, essa experiência é fundamental para a formação dos acadêmicos. “A intervenção é uma oportunidade para que os estudantes do curso de Pedagogia possam planejar, colocar em prática e refletir sobre suas ações. A intervenção é, na verdade, um processo de aprendizagem para todos os envolvidos: acadêmicos, professores e crianças. Não é apenas sobre identificar dificuldades, mas sobre fomentar um desenvolvimento positivo nas crianças”, explica Cláudia.

Ação pedagógica e desenvolvimento das crianças

O foco do projeto é fornecer apoio individualizado às crianças da Escola João Frasseto, com ênfase no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. As atividades são realizadas de forma personalizada, com os acadêmicos auxiliando os alunos de maneira próxima, para garantir um acompanhamento contínuo. O objetivo é que as crianças possam ter a autonomia de escrever e ler, enquanto recebem o suporte necessário para corrigir erros e melhorar o desempenho.

A professora Cláudia salienta a importância de valorizar a autoestima dos alunos durante o processo. “É fundamental reforçar a confiança das crianças. Elas precisam sentir que são capazes e que têm competência para evoluir. A autoestima influencia diretamente no processo de aprendizagem”, afirma.

Formação acadêmica e vivência prática

Para os acadêmicos, o projeto oferece uma oportunidade única de vivenciar a prática pedagógica em um ambiente escolar real. Eles não estão apenas aprendendo teorias, mas também se envolve ativamente no planejamento, execução e avaliação das atividades, refletindo sobre os resultados alcançados e ajustando as ações de acordo com as necessidades dos alunos.

O projeto conta com a participação de acadêmicos do curso de Pedagogia, sendo três no período da manhã e dois à tarde. As atividades acontecem em dois turnos no período da manhã, e no período da tarde. Os acadêmicos envolvidos estão em diferentes fases do curso, o que enriquece ainda mais a troca de experiências.

Com a participação de 20 alunos da Escola João Frasseto, o projeto também se reflete no aprimoramento das práticas pedagógicas da própria escola, que recebe um suporte importante para o avanço das crianças no desenvolvimento das competências de leitura e escrita.

Aos 10 anos de idade, Lucas William Almada da Silva está adorando a experiência oferecida na Unesc. “Eu gosto muito daqui. Melhorou a minha leitura e a minha escrita. E eu gosto de ler livro, tenho um monte de livro lá em casa que eu peço pra minha mãe comprar”, conta Lucas que atualmente está lendo um livro de uma história sobre o homem das cavernas. Lucas também acredita que o projeto é importante para ajudar a compreender melhor as coisas do mundo e da vida.

“Eu fui convidada para participar desse projeto que é muito importante tanto para nós enquanto estudamos esse processo, quanto para as crianças. Sabemos que, às vezes, na sala de aula a professora não consegue ter um tempo para parar com cada um. Então, aqui nós conseguimos dar essa atenção, esse auxílio. E para nós é muito importante porque estamos na sala de aula estudando a teoria e aqui a prática, conhecer as crianças, os alunos e poder ajudá-los a se desenvolver, é uma alegria tamanha”, afirma a acadêmica da sexta fase de Pedagogia, Patrícia Pereira Pagani.

A vivência com o projeto fez com que Patrícia confirmasse o seu desejo de estar em sala de aula futuramente. “Ver as crianças participando dessa iniciativa e se desenvolvendo, com essa alegria, faz eu ter certeza de que é isso que eu quero para a minha vida”, enfatizou.

Um olhar para o futuro

O projeto de intervenção é uma excelente oportunidade para a aproximação entre a Universidade e a comunidade, promovendo o desenvolvimento mútuo. Enquanto os acadêmicos adquirem experiência prática e aprofundam seus conhecimentos em metodologias pedagógicas, as crianças da Escola João Frasseto têm a chance de superar desafios em sua aprendizagem, com o apoio dedicado de futuros pedagogos.

Ao final do projeto, espera-se que tanto os alunos da escola quanto os acadêmicos da Unesc saiam mais preparados para enfrentar os desafios da educação, com a convicção de que o aprendizado é um processo coletivo e contínuo, que envolve colaboração, prática e reflexão.

O curso de Pedagogia tem mais de 54 anos de existência. Com uma grade curricular ajustada para a Graduação Multi, possibilita ao estudante conviver com múltiplas experiências em uma grande Universidade Comunitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *