O simbolismo da luz carregada pela precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale, tomou conta do Auditório Ruy Hülse na noite desta terça-feira (12/11). Em um encontro marcado pela emoção, os acadêmicos da 10ª fase do curso de Enfermagem da Unesc vivenciaram a tradicional Cerimônia da Lâmpada, ato que faz referência à missão de Florence, momento aguardado pelos estudantes ao longo da graduação e que marca a reta final da vida acadêmica.
Com o auditório lotado pelos mais de 50 concluintes do curso junto de familiares e amigos que os prestigiaram, a noite contou com homenagens, recordações, reflexões e aprendizado. Além da Cerimônia principal, o encontro contou ainda com a emoção dos formandos ao receberem cartas escritas por eles mesmos no início da graduação, deixando conselhos para os futuros enfermeiros que se tornariam e, agora, se tornam de verdade.
Conforme a coordenadora-adjunta do curso, Ioná Bez Birolo, para os alunos a Cerimônia da Lâmpada é um marco que simboliza o início de uma nova fase, na qual o aprendizado adquirido ao longo da graduação será colocado em prática no cuidado direto ao paciente.
“Essa é uma noite muito especial para todos nós. Agradeço a todos vocês por estarem aqui vivenciando isso conosco e por toda a jornada desses cinco anos. Logo mais estaremos juntos como colegas enfermeiros e enfermeiras e realizando novos sonhos juntos”, destacou.
Ao final das falas de homenagens e agradecimentos, inclusive dos professores homenageados da turma, dos colegas de Centro Acadêmico e Atlética do curso, o público presente assistiu a palestra da professora Amanda Luiz Maciel. Ela abordou a temática Lifelong Learning, ou seja, aprendizado contínuo ao longo da vida.