Os usuários do serviço de saúde da Unesc, atendidos pelo grupo AVEnCER, participaram de uma atividade organizada pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II). Realizada no Bloco Administrativo da Instituição, a ação, que ocorreu nessa quinta-feira (24/10) ofereceu orientações sobre qualidade de vida, aferição de pressão arterial, troca de experiências e momentos de confraternização. A iniciativa foi em alusão ao Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a ser lembrado na próxima terça-feira (29/10).
A coordenadora do CER, Tatiane Macarini, explicou que as atividades oferecidas pelo projeto são essenciais para a autonomia e a saúde dos participantes. “Uma vez por semana, eles recebem orientações sobre alimentação e cuidados diários que melhoram a qualidade de vida e previnem novos AVCs. Nosso foco é que eles possam ter uma vida saudável, com independência e autonomia, e que compartilhem as dicas com amigos e familiares, incentivando a prevenção”, destacou Tatiane.
O grupo AVEnCER, criado há um ano, é composto por pacientes que sofreram AVC e conta com o apoio de uma equipe multiprofissional, incluindo fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional e profissionais de enfermagem e nutrição. Os encontros ocorreram todas as quintas-feiras, com atendimentos realizados pelo SUS e encaminhamentos médicos, por meio das Unidades de Saúde da região.
Tatiane também agradeceu a dedicação da equipe do CER. “A equipe é maravilhosa, engajada e trabalha com afeto e responsabilidade. Ver os pacientes interagindo traz uma satisfação imensa. Este espaço é de todos, e queremos sempre atender às necessidades e promover uma melhoria contínua na qualidade de vida de cada um”, comentou ela.
Apoio e experiências
Para Célia Aparecida de Oliveira Anacleto, uma das participantes do grupo, a experiência tem sido transformadora. “Tive um AVC e, no começo, tinha dificuldades para engolir, falar e até na progressão motora. Com as orientações e a fisioterapia, hoje vivo muito melhor. O acolhimento da equipe foi essencial para minha recuperação, passando pelo atendimento de dentista, neurologista e psicóloga”, descreveu a paciente.
A atividade contou com a participação de fisioterapeutas e enfermeiros. A estudante da primeira fase do curso Técnico em Enfermagem Samily Sthefany Santa Brígida Ribeiro, estava realizando a aferição da pressão dos participantes. “Achei essa experiência incrível. Além de me proporcionar aprendizado e prática, o contato direto com os pacientes foi muito importante. É um momento de aprendizado que levarei para minha carreira”, contou Samily, que é natural do Pará.
Sobre o grupo
O grupo AVEnCER tem um ano de existência. Os encontros são realizados todas as quintas-feiras, das 13h às 14h. Os participantes contam com a atenção de uma equipe multiprofissional formada por fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermagem, nutrição, entre outros profissionais. Os pacientes estão vinculados ao CER e são encaminhados pelas Unidades de Saúde do Sistema de Saúde Municipal.