A 15ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc chega à reta final com uma programação variada e repleta de atividades. Entre elas, o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, que iniciou na noite desta sexta-feira (18/10), e segue até amanhã, na sede do Centro de Inovação Criciúma (CRIO).
A ideia, conta o coordenador operacional do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos da Unesc, Kristian Madeira, é fomentar o debate científico e aproximar o setor produtivo da academia. “Mais do que nunca, essa interação é essencial para o avanço das indústrias e dos serviços”, aponta.
Para iniciar a programação, o professor Luciano Rodrigues Marcelino, da Universidad Técnica Particular de Loja (Equador), abordou o tema “Formação e competências executivas e lideranças educacionais frente aos desafios de uma universidade global”. Luciano destacou a importância dos sistemas produtivos dentro de ecossistemas de inovação. “Como consigo desenvolver uma região que compete como o mundo? É preciso desenvolver habilidades de liderança, que são fundamentais para guiar a educação e o mercado em direção a um futuro mais integrado “, afirma ele.
Mudanças
Em seguida, o professor Fernando Ostuni Gauthier, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falou sobre inteligência Artificial e ecossistemas de inovação. Na oportunidade, ele explicou como a IA, especialmente a IA generativa, tem mudado os modelos de negócios. “As empresas que não adotarem essa tecnologia ficarão para trás”, alerta o professor, ao enfatizar que a IA é uma ferramenta poderosa para otimizar processos e promover inovação.
O Simpósio também contou com a participação de coordenadores do PPGSP, que reforçaram a importância do encontro. Segundo a coordenadora geral, Cristina Keiko Yamaguchi, a iniciativa ganha força ao unir, em ideias e objetivos, quatro instituições comunitárias de Santa Catarina: Uniplac, UNC, Unesc e Univille.
“Este movimento reforça a importância da conexão entre academia e empresas, mostrando que o trabalho científico tem impacto direto em toda a comunidade”, diz ela.
A ideia, conta o coordenador geral do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos da Unesc, Oscar Montedo, é integrar docentes, discentes e pesquisadores, para debater temas emergentes e interdisciplinares que envolvem os assuntos abordados. “Além de um corpo docente altamente qualificado, nós trouxemos profissionais de mercado para o Simpósio, o que enriquece ainda mais a formação dos nossos estudantes e amplia a troca de experiências. Enquanto Universidade Comunitária, temos o compromisso de dialogar sobre assuntos que são relevantes para o nosso desenvolvimento, seja no âmbito científico, social ou tecnológico”, diz, ao complementar: “esperamos que todos tenham uma experiência rica em aprendizados e ganhos de conhecimentos”.
O evento segue até este sábado (19/10), com mesa redonda, palestras e apresentações de trabalhos de pesquisa. O simpósio ocorre de forma híbrida, tendo a participação de estudantes e docentes das instituições associadas, assim como de participantes externos interessados nas temáticas em discussão.
A Semana de Ciência e Tecnologia 2024
A 15ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc ocorre em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”. Nesta edição, o maior evento institucional da Universidade conta com 565 trabalhos submetidos; 262 avaliadores; 51 painéis temáticos; 36 pôsteres digitais e seis eventos paralelos.
Mais uma vez, a Semana de Ciência e Tecnologia conta com diversos eventos paralelos, como a Feira de Inovação; Talento Cultural; Workshop de Arqueologia; Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; Feira do Livro; Feira de Ciência.
Em 2024, a programação do evento ainda contempla o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), programa associado entre Unesc, Uniplac, UNC e Univille.
Todas as informações e a programação completa podem ser conferidas no link: www.unesc.net/sct2024. A 15ª SCT da Unesc conta com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e Avatim.