Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Atualidades

Unesc realiza ação para o Outubro Rosa

Trata-se de uma ação da Farmácia Solidária que envolveu cursos da Universidade (Fotos: Éverton Horacio/Agecom/Unesc)

Há um ditado popular que diz “é melhor prevenir do que remediar”. Pensando nisso, a Farmácia Solidária da Unesc, realizou a atividade “Ação em Saúde: Outubro Rosa”. A atividade foi sediada em frente do setor organizador e contou com a parceria dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Farmácia Escola, Clínica de Enfermagem e do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics), todos integrantes das Clínicas Integradas de Saúde da Unesc.

De acordo com a coordenadora das Clínicas Integradas de Saúde da Unesc, Carine Cardoso, essa é apenas uma de muitas ações que a Universidade promove mensalmente dentro da temática de cada período do ano.

“Todos os meses a Unesc desenvolve alguma atividade em alusão à campanha de prevenção do calendário nacional. O Outubro Rosa aborda a perspectiva de conscientização e cuidados com as mulheres. Dessa forma, nós reforçamos a prevenção com orientações em ações como esta, na qual foi disponibilizado o agendamento para realização de preventivos aqui nas clínicas”, pontua.

A acadêmica da oitava fase do curso de Farmácia, Bruna Borba, atuou ao lado de outros estudantes. Segundo ela, entre as dicas que os visitantes recebiam, houve um destaque maior aos cânceres de mama e colo de útero.

“Eu acho uma experiência positiva, porque com ações de Extensão como essa, passamos a ter mais contato com os pacientes”, comenta.   

 

Momento de autocuidado disponibilizado na ação

A coordenadora do projeto de Extensão do Centro multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics), professora Flávia Riggo,  explicou sobre a prática da auriculoterapia, um dos serviços prestados na atividade.

Segundo ela, trata-se de uma técnica da medicina chinesa, na qual, cada ponto que se aplica na orelha, corresponde a algum órgão ou sistema do corpo humano. Entretanto, ressalta que para melhor sentir os benefícios, o processo deve ser contínuo, de acordo com as queixas de cada pessoa. 

“Pode ser ministrado, por exemplo, para fins intestinais ou para combate de ansiedade. Recomendo que as pessoas realizem o procedimento ao menos uma vez por semana, a fim de observar os resultados”, cita.

Uma das pessoas que se encantou com as dinâmicas propostas, foi a dona Albertina Rechi Honorato. Ela revela que já conhecia as técnicas de outra experiência que teve com a Unesc e por isso, decidiu fazer de novo. “Eu amo fazer isso, pois eu consigo dormir melhor. Isso faz muito bem”, analisa.

 

A SCT 2024

A 15ª SCT da Unesc ocorre em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”. Nesta edição, o maior evento institucional da Universidade conta com 565 trabalhos submetidos; 262 avaliadores; 51 painéis temáticos; 36 pôsteres digitais e seis eventos paralelos.

Mais uma vez, a Semana de Ciência e Tecnologia conta com diversos eventos paralelos, como a Feira de Inovação; Talento Cultural; Workshop de Arqueologia; Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; Feira do Livro; Feira de Ciência. Em 2024, a programação do evento ainda contempla o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), programa associado entre Unesc, Uniplac, UNC e Univille.

Todas as informações e a programação completa podem ser conferidas no link: www.unesc.net/sct2024. A 15ª SCT da Unesc conta com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e Avatim.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *