Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Acadêmicos da Unesc realizam
visita técnica na Serra Catarinense

Sanjo e Vinícola Villa Francioni, ambas com sede em São Joaquim, foram as empresas visitadas (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc)

Estudantes, coordenadores e professores dos cursos de Gastronomia, Gestão de Turismo, e de Agronegócio e Nutrição da Unesc Virtual, participaram de uma grande imersão nos processos de produção agrícola e vinícola da Serra de Santa Catarina, famosa pela qualidade de suas maçãs e vinhos, além do reconhecido potencial enoturístico da região.

A visita técnica realizada, no sábado (30/09), na Sanjo Cooperativa Agrícola, considerada a maior cooperativa macieira do Brasil e na Vinícola Villa Francioni, ambas com sede em São Joaquim, teve como objetivo o turismo acadêmico, visando conhecer os processos produtivos e tecnológicos envolvidos na produção de vinhos e suco de maçã, e o impacto desses produtos na economia regional.

O tour pela cidade serrana foi coordenado pelo professor Mauro Fontana, com participação dos coordenadores dos cursos da Unesc Virtual, Marco Antonio da Silva ( Gastronomia), Lucas Fabricio Firmino ( Turismo e Agronegócios) e Edimar Torres (Nutrição).

Segundo o coordenador do curso de Gastronomia, Marco Silva, a produção de vinhos de altitude, bem como de maçã, apresentam significativo impacto na economia regional.”Para o estudante de Gastronomia, a visita técnica ampliou o olhar sobre a importância de valorizar produtos regionais e utilizá-los no âmbito da produção e oferta de refeições e serviços gastronômicos”, avaliou o professor.

Sanjo

A primeira parada foi na Sanjo, uma referência nacional na produção de maçãs das variedades Gala e Fuji. Fundada em 1993 por 34 fruticultores, muitos deles descendentes de japoneses, a cooperativa se destaca pelo uso de tecnologias avançadas e com rígidos controles de qualidade. Durante a visita, os participantes aprenderam sobre todo o processo produtivo, desde o cultivo até o armazenamento nas câmaras frias de atmosfera controlada, que garantem a disponibilidade das maçãs ao longo do ano. A empresa também atua no segmento de sucos e vinhos.

Villa Francioni: A arte e a sofisticação da Viticultura da Serra Catarinense

O segundo destino da visita foi a Villa Francioni, uma das vinícolas mais renomadas de Santa Catarina. Fundada pelo empresário criciumense Manoel Dilor Freitas, a vinícola combina tecnologia, natureza e tradição para criar vinhos de alta qualidade. Os acadêmicos e professores foram guiados a uma visita completa, que inclui o processo de produção baseado em fluxo gravitacional, que evita transferências mecânicas que podem afetar a qualidade do vinho.

Além da produção da bebida, a vinícola oferece uma experiência cultural, com galeria de arte que exibe obras de artistas renomados. A visita técnica foi concluída com uma sessão de degustação, momento em que os participantes apreciaram os sabores únicos dos vinhos de altitude, produzidos na vinícola.

“Essa visita técnica a São Joaquim foi muito importante para todos os estudantes, pois permitiu uma experiência prática que integra produção agrícola e enoturismo. Os acadêmicos de Turismo puderam ver como os processos produtivos se transformam em experiências turísticas, enquanto aqueles que frequentam o curso de Agronegócio aprenderam sobre tecnologia, inovação e qualidade no cultivo e comercialização, o que fortalece o conhecimento teórico por meio da vivência prática”, explicou o professor Lucas Firmino.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *