Pela primeira vez na história dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a equipe de Handebol feminino, Unesc/FME Criciúma/ACRIHF, representará os acadêmicos e universidades catarinenses na competição nacional, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
O chaveamento da primeira divisão foi definido nessa segunda-feira (7/10), e o time criciumense compõe a Chave B, em que terá como adversários: Unicesumar, do Paraná; Unama, do Pará, e Uninassau, da Paraíba. A estreia está marcada para o próximo domingo (13/10), sendo que a competição segue até sexta-feira (18/10). A tabela dos confrontos ainda não foi divulgada pela organização dos Jogos.
Para o técnico Lucas Custódio, as adversárias já são conhecidas. “É a primeira vez que representaremos a Universidade na etapa nacional dos Jogos Universitários. Praticamente toda a nossa equipe é a mesma que compete na Liga Nacional, na qual ocupamos a quinta colocação atualmente. Estamos confiantes, pois temos atletas qualificadas e bem treinadas para conquistar o pódio e representar bem a nossa Unesc e Santa Catarina”, avaliou.
A capitã da equipe e estudante da sétima fase do curso de Administração/Comércio Exterior, Natália Schutz, revelou que há quatro anos tenta chegar na etapa nacional dos Jogos Universitários. “Estou muito feliz em representar a Unesc e mais ainda por ter a Universidade junto nessa parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) e com a Associação Criciumense de Handebol Feminino (ACRIHF). Nós, acadêmicas, somos gratas por nos proporcionarem a participação neste grande evento esportivo”, confessou.
A diretora da ACRIHF, Camila de Souza Magilli, agradeceu a reitora Luciane Bisognin Ceretta por acreditar no projeto e, ainda, vestir a camisa da Unesc. “Agora temos mais uma conquista e um importante desafio: representar a instituição e todas as academias catarinenses no Jubs. Vamos confiante na busca pelo título nacional universitário. O Jubs é uma competição grandiosa. Estou admirada com todas as informações recebidas”, comentou a diretora.
Segundo a diretoria da CBDU, o Jubs é o maior evento de esporte universitário da América Latina. A 72ª edição do evento contará com a participação de 375 instituições de ensino superior (IES) e reunirá cerca de sete mil competidores de todos os estados brasileiros nas 31 modalidades programadas.
Os Jogos acontecerão em duas etapas, sendo a primeira realizada no período de 8 a 13 de outubro, com disputa nas modalidades de basquete, atletismo, jiu-jitsu. e-sports como League of Legends e Free Fire. Na sequência, até domingo, 19, acontece a segunda etapa, com os confrontos nas competições de handebol, basquete, futsal, vôlei, entre outras.
Relação das atletas-acadêmicas relacionadas para o Jubs:
Outras modalidades
A Unesc também representará Santa Catarina nas modalidades individuais de tênis de mesa e natação paradesportivo com os estudantes Leonardo Arnold Corrêa, da 5ª fase de Educação Física e João Paulo Santiago Gregorini, da 4ª fase de Direito, respectivamente. As acadêmicas Katherine Ferreira, da 3ª fase de Arquitetura; Thayane Nesi Teixeira, da 6ª fase de Administração; Luisa Lummertz Colares Lopes, da 3ª fase de Arquitetura e Geovana da Silva, da 3ª fase de Educação Física, defenderão as cores de Santa Catarina e da Universidade no tênis de mesa, karatê e atletismo, respectivamente.