O 22° Unesc em Dança da Unesc, realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro deste ano, no Teatro Municipal Elias Angeloni, teve o seu o seu encerramento oficial da sua programação, na noite desta segunda-feira (30/09), no Auditório Edson Rodrigues, no campus da Universidade, com a última atividade envolvendo os coreógrafos e avaliadores para um parecer sobre os aspectos técnicos e artísticos das apresentações dos 71 grupos participantes no evento.
A primeira atividade da noite consistiu em uma Roda de Conversa entre os professores avaliadores convidados; Jesse Cruz, de Santa Maria e Candice Assmann, de Feliz, ambos do Rio Grande do Sul, de Roberto Skiante, de Florianópolis e das coreografias da Companhia de Dança Unesc, Paula Gregório Gonçalves e Carolina Hax.
A segunda parte da noite e última ação da programação do 22° Unesc em Dança, foi concluída com a Formação Cultural em formato de Talk Show. O primeiro a se apresentar e passar seus conhecimentos aos acadêmicos dos cursos de Pedagogias e Artes Visuais foi o professor Jesse Cruz com a formação: “Corporeidades, jogos e brincadeiras populares: um olhar sensível para as diferenças”.
Em seguida, a docente Dany Brown transmitiu seus ensinamentos com a apresentação da palestra com o tema: “Danças, corpos, treinamentos e qualidade de vida”. Encerrando o evento a professora Candice Assmann, apresentou o talk show intitulado “Produção de espetáculos, figurinos e cenografias”.
A coordenadora do Setor de Arte e Cultura e organizadora do 22º Dança Unesc, Amalhene Baesso Reddig, avaliou positivamente a conclusão de mais um grande evento. “Finalizamos hoje a última etapa prevista no projeto, com o diálogo entre avaliadores e coreógrafos. O fechamento foi enriquecedor ao trazer temáticas importantíssimas como distribuição para o desenvolvimento, ampliação dos trabalhos de dança da Universidade, de toda Criciúma e da região. Essa é uma proposta da nossa Universidade Comunitária em dar sequência a um trabalho de formação, seja por meio do talk show, seja com esses diálogos abertos com os profissionais da área, pensando sempre na importância da pesquisa em dança e sobre dança”, destacou Lenita.
Datas definidas
A coordenadora ainda destacou a importância da troca de conhecimento para que o setor seja cada vez mais aprimorado. “É nessas atividades que se pensa na sensibilidade, nos processos de criação, na importância da dramaturgia e da essência da dança que provoca a emoção, que provoca inclusão e nós sabemos da importância de cada um. A Unesc por meio deste projeto vem cumprindo a sua missão e fortalecendo sua política institucional e cultural, promovendo debates sobre a importância de mais políticas públicas para esta área. A reitoria não mediu esforços e formou uma equipe gigantesca, que trabalhou com muito afinco durante todas as etapas e em todos os processos. Agora já estamos pensando no próximo Unesc em Dança, que já tem data marcada para os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2025”, concluiu Lenita.
“Encantado”
O avaliador e professor de Florianópolis, Roberto Skiante ficou muito encantado com tudo o que viu nessa edição do festival.
“Tivemos uma troca rica, enriquecedora, uma troca com muita diversidade, com muita pesquisa, com muito interesse e desenvolvimento na dança. Acredito que o caminho da evolução e contribuição para o futuro da dança é por aí, através de troca de conhecimento, da humildade, e da contribuição de todos para a evolução da dança no geral. O evento foi literalmente maravilhoso, com noites agradáveis, noites que eu posso dizer que me emocionei, chorei, me diverti, sorri. Foram apresentações com sensibilidade, diversidade e muita intensidade de todos os grupos. Tudo foi feito com muito amor, entrega e paixão pela arte e pela dança”, comentou Skiante.
Primeira vez
Conforme a gaúcha e professora da escola de ballet que leva o seu nome há 28 anos, Candice Assmann, sua primeira experiência no Unesc em Dança foi maravilhosa. “Participar deste evento grandioso foi enriquecedor para mim e para todos os envolvidos.Todo a organização do evento, o formato não competitivo das apresentações, mas que abraçou todos os participantes. E agora esse momento especial dessa noite, com muita troca e compartilhamento de experiências, com esse público acadêmico presente. Deu tudo certo e na minha concepção foi um sucesso”, avaliou Candice.
Privilégio
Na visão da bailarina da Cia de Dança Unesc e professora de dança do bairro da Juventude, Natália Francis, receber a avaliação dos especialistas foi muito gratificante. “Nesta edição participei com duas coreografias: “Nostalgia” e “Férias de verão “, apresentadas por dois grupos do Ensino Fundamental 1 e 2. O privilégio de ter os meus trabalhos avaliados foi muito importante. Considerei cada conselho dado pelos avaliadores que me auxiliarão para melhorar as performances nas próximas apresentações ainda esse ano. Considero extremamente importante ouvir a opinião técnica de profissionais gabaritados, tendo em vista que estou há dois anos como coreógrafa. Foi engrandecedor”, finaliza Natália.
O grande evento de dança promovido pela Universidade, envolveu cerca de 1.127 bailarinos, 71 grupos de dança, 116 coreografias, 53 coreógrafos representando 20 cidades .
Apoio cultural
O 22° Unesc em Dança PRONAC 2315059, é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura (MIC) com a Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propriex) e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e organizado pelo Setor Arte e Cultura. Conta com o apoio cultural da Anjo Tintas, Bistek Supermercados, Giassi Supermercados, Governo Federal e Setep Construções S/A.