Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Unesc oferta bolsas para profissionais em
Residência Multiprofissional de Saúde

Editais disponíveis são voltados à Atenção Básica/ Saúde da Família; Saúde Coletiva; Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial (Fotos: Unsplash/ Agecom/ Unesc)

Consolidar a trajetória profissional com foco na área de atuação, vivenciar a rotina de trabalho e, simultaneamente, adquirir qualificação e novas experiências. Essas são algumas das possibilidades oferecidas por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Unesc, que está com inscrições abertas para novos integrantes até 16 de outubro de 2024.

Os programas com editais disponíveis são voltados à Atenção Básica/Saúde da Família; Saúde Coletiva; Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, todos viabilizados pela Unesc, proponente do projeto. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, que disponibiliza os locais para as atividades práticas.

A Residência tem duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, e a nova turma terá início em março de 2025. Ao todo, são oferecidas 36 vagas, distribuídas entre as áreas de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As provas serão aplicadas no dia 8 de novembro de 2024.

Os residentes recebem uma bolsa do Ministério da Educação no valor de R$ 4.106,09. “A Residência Multiprofissional proporciona uma vivência prática intensa, que vai além da graduação, e prepara os profissionais para os desafios reais na área da saúde. Além de atuar diretamente no campo, o residente recebe uma bolsa do Ministério da Educação e, ao concluir o Programa, obtém o título de especialista, e amplia as oportunidades no mundo do trabalho”, salientou a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, professora Bruna Giassi Wessler.

Ainda conforme a coordenadora, o Programa tem como objetivo contribuir para a consolidação do modelo assistencial preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa qualificar profissionais de saúde para desenvolverem atividades voltadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, por meio de ações que combinem abordagens coletivas e clínica individual. 

“Essas ações são fundamentadas nas diretrizes de integralidade e no modelo de vigilância à saúde do SUS, e promovem a atuação integrada entre diferentes áreas de conhecimento por meio do ensino em serviço”, pontuou Bruna.

Programas de Residência:

Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família

Iniciada em 2010, homologada pela Portaria Conjunta nº 1 de 24 de fevereiro de 2010, qualifica profissionais de saúde para atuarem na Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

São oferecidas 9 vagas anuais para profissionais de sete áreas da saúde: 2 para Enfermagem, 1 para Farmácia, 1 para Fisioterapia, 1 para Nutrição, 2 para Odontologia, 1 para Psicologia e 1 para Educação Física (bacharelado).

Processo seletivo via Edital 435/2024 – Reitoria

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

Iniciada em 2012, homologada pela Portaria Conjunta nº 7 de 27 de novembro de 2012, visa integrar profissionais aos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com enfoque especial na Atenção Primária à Saúde (APS). 

São oferecidas 12 vagas anuais para profissionais de seis áreas da saúde: 2 para Enfermagem, 2 para Farmácia, 2 para Fisioterapia, 2 para Nutrição, 2 para Psicologia e 2 para Educação Física (bacharelado).

Processo seletivo via Edital 437/2024 – Reitoria

Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial

Iniciada em 2019, homologada pela Portaria nº 23 de 14 de fevereiro de 2019, busca qualificar profissionais para atuar no campo da saúde mental e atenção psicossocial, e fortalecer  os dispositivos de reabilitação do município de Criciúma.

Estão disponíveis 15 vagas anuais para profissionais de cinco áreas da saúde: 2 para Educação Física (bacharelado), 4 para Enfermagem, 2 para Farmácia, 2 para Nutrição e 5 para Psicologia.

Processo seletivo via Edital 436/2024 – Reitoria

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-4572, e pelo site https://www.unesc.net/programas-de-residencia ou envie um e-mail para residenciamultiprofissional@unesc.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *