O sábado de sol agradável foi o cenário perfeito para a 4ª edição do Vivências e Experiências na Comunidade (ViverCom) nos Parques, evento promovido pela Unesc em parceria com a Jovem Pan Criciúma. Centenas de pessoas, de crianças a idosos, aproveitaram a tarde de atividades educativas e culturais no Parque das Nações, em Criciúma. Com o foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o evento reuniu mais de 20 instituições signatárias em uma ação comunitária que destacou a importância da sustentabilidade e da inclusão social.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ações como o ViverCom estão diretamente ligadas à missão da Universidade. “Isso está no nosso DNA da Universidade, e é sempre muito gratificante vermos a Extensão acontecer na prática. Levar a cultura, diversão e alegria para fora do nosso campus está na nossa missão, e a cada oportunidade nos enchemos de entusiasmo por estarmos junto da comunidade”, afirmou.
“Reconhecemos que os ODS estão diretamente alinhados à essência da Unesc, uma Instituição com forte identidade comunitária, comprometida tanto com a melhoria do meio ambiente quanto com a qualidade de vida das pessoas, por meio de uma educação de excelência”, complementou a reitora.
A diversidade de atividades oferecidas fez sucesso entre os visitantes. Oficinas de educação alimentar e nutricional, aulas de dança e step, autoavaliações de competências digitais, orientações sobre turismo e gastronomia foram apenas algumas das atrações que mantiveram o público engajado.
A Unesc contou com a participação de mais de 50 profissionais, entre professores, colaboradores e acadêmicos. A inclusão também foi destaque, com a “Árvore da Diversidade”, uma exposição interativa sobre inclusão social. Outros temas relacionados à saúde e ao meio ambiente, como oficinas sobre saúde bucal e exposições sobre lixo marinho, também marcaram presença.
“Achei bem interessante, conhecemos muitas coisas que não sabíamos. Foi muito divertido. É uma oportunidade de sair de casa e conhecer novas ações, tirando um pouco as crianças das telas”, relatou Jaqueline Paula Jovencio, moradora de Forquilhinha, que participou com seus três filhos.
O professor Abel Corrêa de Souza ressaltou o papel da Universidade como signatária do Movimento ODS em Criciúma, em âmbito estadual e nacional. “A Unesc tem colocado em prática os ODS com muita propriedade. Hoje, tivemos atividades que envolvem educação física, nutrição, gastronomia, qualidade de vida e a redução das desigualdades. Tudo isso contribui para o desenvolvimento sustentável”, comentou o professor.
Para a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Geiziane de Morais, a ação do ViverCom foi incrível. “Trabalhamos os ODS de maneira prática e envolvente, por meio de diversas atividades que reforçaram a importância dessas ações e demonstraram o compromisso da universidade com essa causa. Ao final, ficou o sentimento de missão cumprida, com muitas pessoas envolvidas e encantadas pelas atividades realizadas”, disse.
O evento foi organizado pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc e teve como objetivo aproximar a comunidade dos ODS por meio de atividades práticas e educativas.