Um grupo formado por docentes de diferentes áreas do conhecimento se reuniu na tarde da última quinta-feira (26/09), para mais um momento de reflexão pedagógica. Trata-se da Comunidade de Aprendizagem, que teve como tema central, o título “Por que mesmo curricularizar a Extensão? Reflexões sobre a indissociabilidade entre Extensão, Pesquisa e Ensino na educação superior”. Toda a atividade foi mediada por meio das professoras convidadas Dione Matos de Souza Cardoso e Fabiane Ferraz.
De acordo com a professora Dione, o tema proposto é de extrema relevância, dentro do contexto de aprendizagem, Ensino e Pesquisa, sendo necessário manter as atividades extensionistas.
“A partir da ideia de que a Extensão faz parte do componente curricular, se torna muito importante a gente discutir as formas de ensinar, as formas de aprender, a função social que uma Universidade tem, bem como, a relação que ela tem com a comunidade. Hoje, para a atualidade, é uma discussão de extrema importância”, ressalta.
Para a melhor compreensão do encontro, foi solicitado que os participantes lessem previamente o trecho de um livro chamado “Extensão Universitária: Para quê?”, do autor Moacir Gadotti. Todos os encontros são promovidos pela Assessoria Pedagógica e acontecem às quintas-feiras, das 16h às 18h. A atividade é aberta para todos os professores da Unesc.