A Unesc lamenta a morte de João Aderbal Agostinho da Silva, ex-vereador de Criciúma, que esteve entre os vereadores que à época da criação da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), apoiaram a ideia, assinaram a lei e iniciam a trajetória da instituição que hoje é a Universidade. João Aderbal faleceu nessa terça-feira (24/09), aos 84 anos.
“Esta foi uma das imprescindíveis figuras que fizeram parte da história da Unesc. Nós somos muito gratos pelo apoio de seu João Aderbal para que fosse possível, lá atrás, dar os primeiros passos do que hoje é esta grande Instituição. Devemos muito a ele e ao espírito visionário de já ter apoiado esse projeto lá no início”, comentou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, estendendo as condolências aos familiares de João Aderbal.
Em 2023, em Sessão Solene de comemoração dos 55 anos da Unesc, o ex-vereador foi homenageado e demonstrou a emoção pelo reconhecimento. “Só quem viveu de perto sabe a emoção de estar aqui. Vamos lutar para o bem de Criciúma sempre que for oportuno. E Criciúma, por meio da Universidade, dá exemplo ao Brasil, muito bem administrada e conduzida”, destacou na oportunidade em seu discurso emocionado no qual relembrou ainda a reunião realizada no Colégio São Bento em que, na posição de vice-presidente da Câmara, assinou ao lado do prefeito Ruy Hülse o documento que formalizava os trâmites para criação da Fucri.