Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Reitoria recebe pesquisadores internacionais e apresenta modelo de Universidade Comunitária

Visitantes que estão na Unesc para o Seminário Internacional de Direitos Humanos e Sociedade foram recebidos na reitoria nesta terça-feira (24/09) (Fotos: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc)

Uma sala repleta de pesquisadores de todo o Brasil e de outros países. Assim estava a Sala de Reuniões da reitoria da Unesc no fim da tarde desta terça-feira (24/09). O encontro foi feito a convite da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, para aproximação dos pesquisadores que participam do 6º Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade e visitam a Universidade nesta semana.

Estiveram no espaço, professores da Espanha, da Argentina, do Equador, do México, além de estados do Brasil como Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e conterrâneos de Santa Catarina.

Gisele aproveitou a oportunidade para apresentar um pouco mais da Unesc e aprimorar o conhecimento dos convidados sobre o conceito de Universidade Comunitária, algo que, para muitos, está sendo conhecido de forma inédita.

“Temos muita satisfação de recebê-los em nossa Instituição. Nos confere muito significado saber que vocês deixaram suas universidades para estarem aqui conosco no evento do nosso estimado Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), que atua em algo que é muito importante para nós, que é a luta pelos direitos humanos e a pesquisa em torno disso”, pontuou a pró-reitora.

Ao apresentar o modelo de Universidade Comunitária e exemplificar a atuação da Unesc e das demais instituições catarinenses, Gisele pôde mensurar um pouco do impacto deste tipo de instituição na sociedade em que está inserida.

Para o coordenador do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, promover encontros presenciais e trocas como as possibilitadas neste dia, dão sentido ao Seminário promovido pelo Programa. “Muito além das palestras e do conhecimento técnico, esses encontros reforçam vínculos, compartilham trajetórias e criam elos que levamos para a vida”, destacou, agradecendo à Universidade pela oportunidade e por “fornecer condições adequadas para realizar o trabalho com excelência”.

Uma das visitantes, professora doutora Maria José Fariñas Dulce, da Universidade Carlos III, de Madrid, fez questão de destacar a admiração pela paixão com que os integrantes da equipe Unesc falam sobre a Universidade. “Estou muito grata pela recepção, pela apresentação, e percebo a paixão com que falam. Isso é algo muito bonito a se destacar”, salientou, acrescentando que não conhecia o modelo comunitário e este lhe chamou muito a atenção positivamente.

Quem também se encantou com o modelo, foi a professora doutora María Suhey Tristán Rodríguez, da Universidade Autônoma de San Luis Potosí, do México. “Estou maravilhada. No meu país não existe esse modelo e muito menos uma reitora mulher. Estamos em um país muito conservador e ver essa posição de destaque feminino é muito bom”, salientou.

A programação do 6º Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade; o 3º Seminário em Direitos Humanos com a Sociedade, do Seminário Latino-Americano de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos e dos Diálogos em Direitos Humanos com a Educação Básica segue até esta quarta-feira (25/09).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *