O curso de História da Unesc iniciou a 16ª Semana de Estudos que nesta edição possui o tema “História Pública e seus Desafios, evento que também inicia a celebração dos 30 anos de existência do curso. A atividade, que conta com o apoio Centro Acadêmico (C.A.) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc), terá palestrantes referências nacionais sobre o tema e representam instituições de destaque para os historiadores do país.
“Preparamos debates atuais que envolvem a produção de história não só na academia, mas também com as comunidades; com projetos de Extensão; divulgação histórica; produção de audiovisual, entre outros”, comentou a coordenadora do curso, Michele Gonçalves Cardoso
Michele ainda destacou que, além das palestras, também ocorrerão entrevistas públicas com os palestrantes, que resultarão em material informativo.
A 16ª Semana de Estudos propõe a construção do conhecimento histórico de forma compartilhada em espaços não formais de educação. As atividades se destinam a docentes, discentes, pesquisadores da Unesc, professores da Rede de Educação Básica, profissionais de espaços de memória e demais interessados sobre o tema.
A abertura da Semana de Estudos foi conduzida pelo professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Associação Brasileira de História Ora (ABHO), Ricardo Santhiago, que abordou o tema “História Pública: Noções e Perspectivas.
“Trata-se de uma perspectiva de ação, do trabalho e da atuação do historiador além da Universidade, dialogando com a sociedade de forma mais ampla e gerando produtos culturais para o bem comum. Falo do engajamento do profissional na produção de livros populares; de documentários; podcasts, exposição”, destacou o palestrante.
Santhiago ressaltou ainda a importância do trabalho participativo do pesquisador junto à sociedade, à comunidade, e aos movimentos sociais. “A História Pública é uma prática que expande um pouco a atuação do historiador pra além do ensino”, falou.
A presidente do Centro Acadêmico, Jennifer Vital, relatou que o evento visa integrar os acadêmicos ao mundo do trabalho e à Pesquisa. “O intuito é proporcionar aos participantes conhecer novos pesquisadores e novas temáticas que são importantes para a história. Estar com os maiores profissionais da área da História Pública nesses três dias é valioso e suscita novos debates com o objetivo de ampliar os conhecimentos para além da Universidade”, resumiu.
Agenda:
24/09/2024 – Terça-feira – 14h às 18h
Apresentação de Trabalhos
16h às 18h
Entrevista pública com convidado
Professor e palestrante Rogério Rosa
19h às 19h30min
Reativação Nuvem/Cedoc
Local: Auditório Edson Rodrigues – Bloco P
Horário: 19h30min às 22h
Palestra: História Pública entre teoria e prática
Professor Rogério Rosa
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Local: Auditório Edson Rodrigues – Bloco P
25/09/2024 – Quarta-feira
14h às 18h
Apresentação de Trabalhos
Local: Auditório Edson Rodrigues – Bloco P
16h às 18h
Entrevista Pública com convidada
Professora Letícia Bauer
Local: Cedoc
Horário: 19h às 19h30min
Lançamento das comemorações de 30 anos do curso de História
Local: Auditório Edson Rodrigues – Bloco P
19h30min às 22h
Palestra de encerramento
“História Publica entre desafios e perspectivas”
Professora Letícia Bauer
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Local: Auditório Edson Rodrigues – Bloco P