O palco das Quintas Culturais da Unesc foi tomado pela celebração do Dia do Gaúcho na última sexta-feira (20/09), em uma apresentação especial organizada pelo curso de Medicina. O evento contou com a participação do professor Luiz Antônio de Lucca na gaita, o acadêmico Matheus Capelli no violão, e Eduardo Costa no contrabaixo, que encantaram o público com canções regionais gaúchas. Entre as músicas apresentadas, “Fundo da Grota” se destacou, trazendo o ritmo tradicional do chamamé e do vanerão, que animou os que passavam pelo bloco 21 da Universidade.
Promovido pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias vinculada a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex), em parceria com a empresa Tertúlia, o evento serve como uma prévia da 7ª Mateada Universitária, que acontecerá na próxima quarta-feira (25/09), das 8h às 22h.
As atividades, das 8h às 17h, ocorrerão no térreo do bloco 21, enquanto a partir das 17h a comemoração será transferida para a Praça do Estudante. O destaque da noite será as apresentações culturais, a partir das 20h, com o Grupo de Dança Tradicionalista Amigos da Vaneira e a Invernada Artística Anita Garibaldi.
“A Instituição visa celebrar as raízes e a cultura gaúcha, e oferece aos participantes música tradicionalista, declamações, dança e, claro, o tradicional chimarrão. Durante a Mateada, é recomendado que os participantes tragam as cuias pois será distribuída erva-mate Tertúlia para saborear e aproveitar momentos de descontração e interação cultural, para manter viva a conexão com as tradições do sul do Brasil”, citou a diretora de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego.
História e tradição
A ação iniciou há alguns anos, após uma reunião com acadêmicos que tinham o desejo de aproximar ainda mais a cultura gaúcha à Universidade e de reunir os estudantes para marcar o Dia Gaúcho. Paula Martins de Oliveira, uma das responsáveis pela atividade, conta que foi nos cursos de Licenciatura que teve contato com as irmãs Isadora Lemos, egressa de Pedagogia, e Isabela Lemos, egressa do curso de Farmácia.
As irmãs, de acordo com ela, foram as idealizadoras da primeira edição da Mateada. “Há muitos gaúchos no cotidiano da Unesc e esse é um momento muito importante como forma de manter a tradição. São momentos de compartilhamento e de muita troca de ideias. Quem não se conhece, acaba virando amigo numa roda de chimarrão”, apontou Paula.
O Dia do Gaúcho é comemorado no dia 20 de setembro, data que marca o início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 1835. A celebração foi instituída pela Lei nº 9.405, de 25 de outubro de 1991, e é uma homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha.