A história de um dos cursos que hoje é um dos maiores da Unesc, a graduação em Psicologia, chega aos 25 anos e celebra este marco junto a egressos, professores, ex-professores e acadêmicos. Na noite desta quinta-feira (19/09), a Jornada Acadêmica do curso foi encerrada junto de uma celebração cheia de memórias, nostalgia e olhares voltados para o futuro.
Estiveram no Auditório Ruy Hülse na noite de comemorações, profissionais que integraram a primeira turma de estudantes, ex-coordenadores e os atuais acadêmicos que escrevem a história do curso.
A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, profissional que faz parte também do curso de Psicologia, compartilhou da emoção de celebrar os 25 anos da graduação e fez questão de enaltecer o papel daqueles que trilharam o caminho até aqui. “Se temos uma construção bem consolidada, de 25 anos, tem muito mérito de pessoas que criaram estratégias, lutaram pelo projeto e nos oportunizam estarmos aqui”, destacou, representando também a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Contar com professores que fizeram parte da criação do curso, para Graziela, é uma honra e uma inspiração. “Vocês são inspiradores e fortalezas para nós. Vocês preparam essa terra para que todos nós pudéssemos plantar e florescer”, acrescentou ainda direcionando a fala aos colegas.
A atual coordenadora do curso, Rosimeri Vieira Da Cruz De Souza, definiu o encontro como um momento de muita emoção. “Só temos a agradecer por fazer parte desta história. Finalizamos hoje nossa Jornada Acadêmica de uma forma muito especial e mais uma vez agradeço e parabenizo a todos pela organização. Vocês são gigantes”, afirmou.
Como conselho aos acadêmicos que iniciam agora a trajetória na Psicologia, Rosimeri relembrou um ensinamento que lhe é especial. “Deem seu melhor sempre. Não façam nada de forma medíocre. Deem seu melhor nas condições que tiverem, no ambiente que tiverem”.
Para a professora Dipaula Minotto, uma das integrantes da primeira turma de Psicologia da Unesc, que se juntou aos demais presentes para compartilhar lembranças e sentimentos, é difícil conter a emoção pelo reencontro e tudo o que ele representa. “Esse dia me fez pensar muito sobre como hoje os acadêmicos contribuem conosco também enquanto professores com tudo aquilo que nos apresentam que vai além da nossa visão. Nós continuamos aprendendo sempre e sou muito grata pela oportunidade de hoje estar ao lado daqueles que foram meus professores, agora como colegas”, salientou.
Uma das dicas deixada por ela aos futuros colegas foi a busca constante pelo conhecimento em todos os espaços possíveis. “Não se prendam somente à sala de aula. Ela é um excelente e importante espaço de aprendizado, mas não deve ser o único. Os corredores, as trocas, os encontros no final de semana, tudo isso faz parte do processo formativo e de construção. Ter sido extensionista fez muita diferença na minha vida e é algo que indico sempre como oportunidade de aprendizado ainda mais ampliado”, completou.
O encontro foi finalizado com a premiação dos trabalhos apresentados ao longa da Jornada e com apresentação musical, ensaiada e tocada com carinho sob comando das coordenadoras do curso.