A campanha Setembro Amarelo reforça a importância dos cuidados com a saúde mental. Na Unesc, essa atenção é constante no decorrer do ano, mas ganha ainda mais força agora. Um dos exemplos é a atividade “Saúde Mental do Colaborador: Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional no Ambiente de Trabalho”, uma iniciativa promovida por meio da parceria da Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf), Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Programa Acolher, além do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).
Durante toda esta quarta-feira (18/09), os colaboradores da Universidade participam da ação que teve como tema “Saúde Mental no Trabalho”. “Não produzimos parafusos, nem canetas, nem celulares. Aqui nós atuamos com pessoas. Então, este tipo de atividade é muito importante para promover a reflexão com relação à saúde mental”, relatou o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin.
Iniciativas como esta são realizadas constantemente pelo DDH. “Este é um momento especial dos colaboradores, preparado com carinho para falarmos sobre saúde mental no trabalho. Todos são especiais e realizam trabalhos preciosos em nossa Instituição e merecem todo o nosso apoio e atenção”, falou a gestora do DDH, Mariléia Maciel.
Em funcionamento desde a pandemia, o Programa Acolher é um espaço de escuta, acolhida e cuidado com estudantes e colaboradores da Unesc, ao primar pela promoção da qualidade de vida e da saúde mental e a prevenção do sofrimento psíquico ao oferecer cuidado, acolhimento, suporte psicológico e emocional.
“Este momento com os colaboradores permite que as pessoas sintam-se à vontade para falar, expressar o que sentem e vivem. O Programa Acolher tem parceria com o DDH e a Proaf para cuidar da saúde mental, inclusive, por meio de atendimento individualizado. Com as demandas, percebemos a necessidade de realizar uma atividade como esta”, explicou o coordenador do Acolher, Zolnei Córdova.