Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Atualidades

Colégio Unesc promove palestra
em alusão ao Setembro Amarelo

Pais de alunos receberam informações importantes voltadas à saúde mental de crianças e adolescentes (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Em parceria com o programa Acolher da Universidade, o Colégio Unesc promove durante este mês palestras aos pais de alunos, em conscientização ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicidio, celebrado no último dia 10 de setembro. No primeiro encontro destinado às famílias e realizado na noite desta quarta-feira (18/09), o tema abordado foi: “Saúde Mental: Adoecimento psíquico do seu filho.Como detectar sinais e sintomas”.

Para falar sobre o assunto, o Colégio convidou as psicólogas do Programa Acolher e da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Kauna Becker Machado e Geovana Lisa Paraguai Ribeiro.Conforme destacou a diretora do Colégio, Marcela Gava, o tema é extremamente relevante nos dias atuais. “Sabemos da importância da participação dos pais, diante de um cenário sensível e comprometedor na vida de um jovem, que é o adoecimento psíquico. Dessa forma, os assuntos abordados nessa noite, trazem em pauta orientações e principalmente auxílio a todos, indicando o caminho mais assertivo para o tratamento e acolhimento dos jovens”, comentou Marcela.

Segundo a psicóloga Kauna, a abordagem desse tema juntos aos pais pode evitar problemas futuros. “Estamos realizando esta palestra direcionada aos pais dos alunos do Colégio, sobre a saúde mental desses pré-adolescentes, em referência ao Setembro Amarelo. Nossa abordagem desta noite destaca os principais sinais e sintomas, além das situações de risco, que os pais devem ficar atentos. Debatemos com os pais sobre a questão de suicídio, e os cuidados para evitar este fim”, explicou a residente.

Conforme Geovana, que também atende no Colégio, a atividade é de diálogo,por meio de uma comunicação assertiva, buscando o entendimento do quão importante é falar sobre as emoções em casa com os filhos, principalmente para evitar esses sintomas. “Como o assunto é delicado e vem se agravando, apresentamos uma estatística do Brasil que mostra o crescimento da automutilação e das situações de risco para a própria juventude”, comentou a psicóloga.

As profissionais alertaram os participantes para prestarem atenção nos sintomas que o filho pode apresentar. “São vários sinais, mas os principais são: mudança de comportamento, aspectos físicos e psicológicos, isolamento social, mudanças de humor, irritabilidade, entre outros. Orientamos os presentes, após uma roda de conversa, que o mais importante, antes de brigar, é acolher e escutar esse jovem que pode estar passando pelo conflito”, destacaram Kauna e Geovana.

Para os pais de Davi Fernandes de Carvalho, do 9º Ano, e da Clara Fernandes de Carvalho, do 7º Ano, ambos do Ensino Fundamental, Richarles Souza de Carvalho e Soênia Maria Fernandes, a conversa foi muito interessante. “É muito importante essa iniciativa do Colégio e do programa Acolher, em proporcionar este momento para os pais. É sempre necessário falar sobre as emoções e saúde dos nossos filhos”, comentou Richarles.

Próximo encontro

O segundo tema a ser abordado sobre saúde mental será “A Influência dos Pais na Construção da Identidade de Seus Filhos”, que apresentará como o comportamento dos pais pode afetar no desenvolvimento e no processo de formação da identidade da criança e adolescente.

O encontro está marcado para a próxima terça-feira (24/09) às 19h30 no Colégio Unesc.

As inscrições podem ser feitas no link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *