Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Atualidades

Setembro Amarelo: Cursos de Odontologia e Enfermagem da Unesc promovem atividades especiais

Ações buscam desenvolver valores de cuidado integral à saúde dos indivíduos (Fotos: Éverton Horacio/Agecom?Unesc)

No vai e vem da vida, é preciso encontrar nas situações do dia a dia, motivos que façam florescer a alegria de viver e celebrar a vida. Pensando nisso, na tarde dessa terça-feira (17/08), o curso de Odontologia da Unesc, realizou no hall da reitoria, em frente à biblioteca, uma ação voltada a explicar ao público, a relação entre saúde bucal e a saúde mental. Representando o curso, estavam presentes o professor Diego Pires, e as acadêmicas da 8º fase, Lívia Iung e Paola de Souza Padilha.

O professor Diego, explicou que a ação de faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, realizada em todo o país e abraçada pela Universidade, que trata principalmente da prevenção ao suicídio.

“Eu fiz um desafio para alguns acadêmicos que, de forma voluntária, prepararam um material educativo muito legal, muito bem preparado, que traz várias informações sobre as conexões entre a saúde bucal e a saúde mental. E, no final, tem um quiz que vai ajudar, claro, não é um diagnóstico, mas vai ajudar a dar alguns indícios para as pessoas que talvez conheçam familiares, amigos ou até elas mesmas, que possam, de repente, estar começando a apresentar os primeiros sinais de problemas com a saúde mental”, relata.

Ainda de acordo com Pires, no folder desenvolvido pelas estudantes há vários canais de comunicação para as pessoas que necessitem de auxílio em saúde mental possam usar para solicitar ajuda.

A acadêmica Lívia Iung comentou a relação entre a saúde mental, com a  saúde odontológica. De acordo com ela, os dentes em geral estão relacionados à autoestima das pessoas.

“Há quem ache que não existe ligação e que o dentista está voltado apenas aos dentes, mas envolve muito mais, como, a saúde mental dos pacientes. O sorriso é uma parte muito importante da nossa autoestima, então esses pacientes que às vezes não vão atrás acabam se isolando socialmente, acabam aumentando esse problema de saúde mental”

Além dos folders, quem passou pelo local, foi convidado a participar de um desafio que pôde ser acessado com o auxílio de um QR Code. De acordo com a nota alcançada após o desafio,  orientações mais  específicas eram repassadas.

Uma das pessoas que se interessou pelo projeto e parou para receber dicas, foi o jovem João Pedro De Rezende Silva, de 18 anos. Para ele, a experiência foi interessante, porque, é legal uma visão profissionais dessa área, relacionando a odontologia ao  Setembro Amarelo, sabendo que as duas são fortemente juntas uma da outra.

“O sorriso da pessoa reflete na autoestima, que reflete na saúde mental e ajuda a ser uma pessoa mais feliz. Eu acho que é interessante trabalhar isso, porque tem muitas pessoas que têm vergonha de procurar ajuda ou até mesmo de procurar auxílio na saúde bucal e acabam ficando tristes por não conseguir uma ajuda profissional. É um grande ato de bondade. Eu acho muito interessante”, pontua.

Outra ação alusiva ao Setembro Amarelo ocorreu na sala 228 do bloco S, por volta das 15h. Trata-se de uma atividade promovida pelo curso de Enfermagem em parceria com a Clínica Escola de Enfermagem, que teve como público alvo todos os colaboradores da Universidade.

Segundo a enfermeira Gabriela Martins Valerim, que intermediou o encontro, quando o paciente entende que todos os seres humanos são integrais, formados por aspectos físicos e mentais, consegue se cuidar por inteiro.

“Todas as atividades foram práticas integrativas e complementares de saúde. Tivemos o uso das ervas medicinais através dos chás, meditação, aromaterapia com os óleos essenciais, escalda-pés com ervas medicinais, reflexologia nas mãos e nos pés e a ventosa terapia”, relata.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *