Professores e acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unesc participaram do “Ibracon Conecta 2024”, realizado no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO), pela diretoria regional de Santa Catarina do Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) em parceria com a Universidade. Essa edição do evento, realizada no dia 12 de setembro, foi dedicada à conexão dos participantes com o tema “Pavimento Urbano de Concreto (PUC)”
Durante o dia, diversas palestras sobre o assunto contaram com a contribuição de instituições de destaque no setor e com o apoio de importantes empresas do segmento produtivo, voltadas ao concreto. “Como coordenadora e professora do curso, e engenheira civil, acredito que eventos como este são fundamentais para a formação completa dos nossos estudantes. Esses encontros proporcionam um ambiente único de aprendizado, no qual a teoria adquirida em sala de aula encontra a prática por meio de discussões técnicas, apresentações de cases reais e inovações no setor da construção civil”, avaliou Elaine Guglielmi Pavei Antunes.
A professora ainda destacou que a participação em eventos dessa natureza permite que os futuros engenheiros civis ampliem sua rede de contatos, dialoguem diretamente com profissionais renomados e conheçam as tendências e tecnologias emergentes que estão moldando o futuro da infraestrutura urbana no Brasil e no mundo.
“Além disso, temas como o PUC, discutidos no evento, mostram aos acadêmicos a importância da inovação e da sustentabilidade na engenharia, destacando o papel da nossa profissão na construção de cidades mais resilientes e eficientes. Incentivar nossos estudantes a participarem de congressos, seminários e eventos técnicos é essencial para que eles se tornem profissionais mais bem preparados, conscientes dos desafios e das oportunidades do mercado e capazes de contribuir com soluções inovadoras e sustentáveis para a sociedade”, concluiu Elaine.
O diretor regional do Ibracon, Lucas Ongehro, agradeceu aos parceiros por auxiliar e tornar possível a realização do evento de grande magnitude. “Sempre buscamos atualizar os engenheiros e futuros engenheiros, estreitar os laços entre o mercado e a Universidade, para que possamos ter uma engenharia mais desenvolvida em nosso país e isso não seria possível sem essas parcerias, É de extrema importância a realização desses eventos técnicos, para que possamos mostrar a quem está no mercado as atualizações que visam melhorar o segmento e o nosso país”, destacou o diretor, que agradeceu ainda a Unesc por abrir as portas do CRIO para o encontro.
“O evento superou em muito as nossas expectativas. Esperamos estar em breve novamente na região com novos temas relevantes para o desenvolvimento regional”, acrescentou.
Para o coordenador técnico da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc), Álvaro Sergio Barbosa Júnior, o evento foi um sucesso.
“Tivemos a oportunidade de fazer explanações, demonstrar a tecnologia do pavimento urbano de concreto, os benefícios da Inovação, durabilidade e da confiabilidade na utilização desse sistema. O evento reuniu profissionais do mercado, construtoras, loteadoras, o nosso setor do concreto, as empresas de serviços de concretagem e acadêmicos. Esperamos que essa parceria continue por muito tempo e mais uma vez parabenizo todos os envolvidos da Unesc e a diretoria regional do Ibracon”, comentou o presidente.
Na avaliação do professor da disciplina, na área de Infraestrutura, Luiz Renato Steiner, o que mais impactou no evento foi a abordagem utilizada na busca de soluções para a utilização do PUC no pavimento concreto para áreas urbanas.
“A aplicação desse tipo de pavimento em centro urbanos, como uma nova proposta de piso, a busca de novas tecnologias no desenvolvimento do material e o objetivo de baixar os custos para competir em relação ao pavimento flexível (asfalto), torna o produto interessante para o setor público, devido a uma economia entre 10 a 20 por cento, na execução da obra de pavimentação de vias. Também considero muito interessante essa nova política do Ibracon em estar presente nas microrregiões, divulgando o custo-benefício do PUC e apresentando termo de referência para a elaboração de editais piloto, ajustado à nova Lei de Licitação”, explicou o professor.
O egresso do curso de Engenharia Civil, Davi Martins, hoje colaborador da Construtora Nunes, esteve presente no evento acompanhado da diretora da empresa, Deise Nunes e do corpo de engenheiros civis da construtora.
“O tema de pavimento em concreto, pavimento rígido, é um muito interessante e pouco utilizado na nossa região. Todas as palestras foram elucidativas e o PUC é um novo nicho de mercado e muito viável para nossas obras aqui no Sul catarinense. Como o egresso da Engenharia Civil da Unesc, reencontrei os professores e voltei a um assunto que conheci na sala de aula e hoje utilizo no dia a dia, isso mostra o quão qualificado é o nosso curso”, comentou Davi.
Segundo o acadêmico da décima fase do curso, Marcos Otásio, a experiência foi muito interessante e produtiva. “Gostei bastante de vivenciar na prática a matéria de pavimentação, os palestrantes abordaram bastante a questão da inovação e a importância de novas tecnologias na utilização do PUC”, avaliou o estudante.
Parceiros:
O evento teve como parceiros as empresas Votorantim Cimentos / MC-Bauchemie, Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), Concrefiber – Fibras e Soluções para Concreto, R9PRO Engenharia e Consultoria, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e Universidade Corporativa do CREA-SC (Unicrea).
Assunto principal
O pavimento urbano de concreto (PUC) é um tipo de pavimentação que utiliza concreto como material principal para a construção de vias urbanas. O PUC é composto por uma mistura de cimento, agregados (areia e brita), água e, em alguns casos, aditivos que melhoram suas propriedades. Diferente do pavimento asfáltico, que é composto por agregados misturados a um ligante derivado do petróleo, o PUC oferece uma série de vantagens que têm contribuído para sua crescente competitividade no setor de pavimentação.