O vice-reitor da Universidad César Vallejo, do Peru, Jorge Sala Ruiz, aproveitou a participação na 5ª edição do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, realizado na Unesc, para visitar os laboratórios do curso de Engenharia Mecânica, no Parque Científico e Tecnológico (Iparque). A visita, realizada na última quarta-feira (11/09), foi guiada pelo coordenador adjunto do curso de Engenharia Mecânica, Adriano Bernardin, com o apoio do professor Elvys Curi, também peruano.
Com grande entusiasmo, o professor Elvys, conduziu seu compatriota informando-o sobre a dinâmica do curso, destacando a qualidade dos acadêmicos e a filosofia de inovação que permeia a Universidade. Durante o tour, o vice-reitor Jorge Sala Ruiz teve a oportunidade de conhecer os laboratórios de Metrologia, Soldagem, Usinagem, Protótipos e o Túnel de Vento.
Segundo Adriano, esses equipamentos são fundamentais para o desenvolvimento prático dos acadêmicos. “Os locais nos permitem uma aplicação direta dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula”, comentou o coordenador-adjunto.
Além de impressionado com a infraestrutura, o vice-reitor peruano, demonstrou particular interesse pelo projeto Baja SAE Brasil, uma iniciativa dos estudantes do curso, pela qual conseguem combinar os fundamentos da engenharia e do design para a construção de veículos off-road. Segundo o professor Curi, o projeto destaca a criatividade e a técnica dos estudantes de Engenharia Mecânica.
Aproveitando a visita, o professor Adriano e Bernardin e o vice-reitor Jorge Sala Ruiz, tiveram uma conversa muito promissora, na qual surgiu uma proposta de estabelecer uma parceria internacional entre os cursos de Engenharia Mecânica e Materiais das duas universidades. Essa futura parceria visaria promover o intercâmbio de acadêmicos e a colaboração em temas de interesse comum, fortalecendo os laços entre as instituições e ampliando as oportunidades de aprendizado aos universitários de ambos os países.
A troca de conhecimentos e experiências foi um ponto alto da visita, refletindo o compromisso das instituições, com a qualidade do ensino e inovação. Conforme o vice-reitor peruano, o encontro foi extremamente enriquecedor e deixou expectativas positivas para futuras colaborações. “Acredito que novidades possam surgir em breve, beneficiando as duas universidades. Essa visita não apenas reforçou os laços entre duas instituições latino-americanas, mas também abriu novas oportunidades para os desenvolvimentos acadêmico e tecnológico para ambas”, avaliou Jorge Sala Ruiz.