Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Arquitetura e Urbanismo: Acadêmicos e professores realizam viagem de estudos a Minas Gerais

Com visita a pontos históricos do país, os participantes realizaram análises de técnicas construtivas (Fotos:Éverton Horacio/Agecom/Unesc)

Cerca de 60 pessoas, entre acadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, participaram de uma saída de campo que resultou em três dias de viagem, ocorrendo entre os dias 5 e 8 de setembro. Os locais visitados foram os municípios de Brumadinho, Belo Horizonte e Ouro Preto, localizados no estado de Minas Gerais. O objetivo da ação, foi proporcionar uma vivência prática e imersiva em diferentes contextos inovadores e urbanísticos das regiões visitadas.

A jornada teve início em Belo Horizonte, cidade marcada pela diversidade de estilos inovadores, onde os participantes puderam observar desde edificações de estilo eclético até obras de arquitetura moderna e contemporânea, em especial aquelas influenciadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Além disso, foram observados o planejamento urbano da cidade, com suas praças e avenidas largas, o que também despertou o interesse dos estudantes, que puderam discutir a evolução do espaço público e as relações entre urbanismo e sociedade.

No município de Ouro Preto, os alunos experimentaram um verdadeiro mergulho na história e na arquitetura colonial brasileira. As icônicas ladeiras e suas construções em estilo barroco, com destaque para as igrejas esculpidas por artistas como Aleijadinho, proporcionam uma oportunidade única de estudo da herança arquitetônica e cultural do período colonial, bem como do desafio que é a preservação do patrimônio arquitetônico.

Quando chegaram em Brumadinho, foi realizada uma visita ao Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, que combina arte contemporânea com paisagismo de forma singular. As obras espalhadas pelos jardins e galerias despertaram reflexões sobre a interação entre a arquitetura, a natureza e a experiência sensorial dos visitantes, trazendo novos olhares sobre a concepção de espaços museológicos.

De acordo com os organizadores, a experiência proporcionada pela viagem foi de grande valor acadêmico e cultural, promovendo não apenas o aprofundamento do conhecimento técnico dos alunos, mas também uma compreensão mais ampla das relações entre arquitetura, urbanismo e sociedade.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Aline Eyng Savi, destacou a importância de atividades como essa para a formação integral dos futuros arquitetos e urbanistas.

“Viver esses espaços, caminhar por suas ruas e analisar de perto suas características arquitetônicas é essencial para que os estudantes possam integrar teoria e prática de maneira mais significativa”, destacou.

“A viagem acadêmica reforçou o compromisso da Graduação Multi Unesc em oferecer uma formação abrangente e sensível às diversas dimensões da Arquitetura e do Urbanismo. Uma oportunidade de troca de experiências e crescimento proporcionada aos participantes consolida esse tipo de atividade como essencial para a preparação dos alunos”, acrescentou ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *