Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Congresso Iberoamericano

Unesc encerra semana 5º Ibero
com importantes reflexões provocadas

Evento institucional envolveu todas as áreas do conhecimento nas discussões em torno na temática principal “Vidas em risco e Crise Climática” (Fotos: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc)

Os últimos quatro dias foram de intensas e qualificadas discussões sob diferentes olhares em torno na temática principal “Vidas em risco e Crise Climática” na 5ª edição do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, realizado de 10 a 13 setembro na Unesc. O evento reuniu palestrantes renomados de países como Espanha, Portugal, México, Argentina, Cuba e Peru, além de 72 Grupos de Trabalho e 22 minicursos, proporcionando uma troca de ideias valiosa e insights profundos sobre a urgência climática.

A Conferência de Encerramento ocorreu nesta sexta-feira (13/09) com a palestra da pesquisadora Mercedes Bustamante em torno do assunto “Crise Climática, Educação e Pesquisa Científica”. Para aprender sobre o assunto, estiveram no Auditório Ruy Hülse visitantes, acadêmicos, pós-graduandos, professores, pesquisadores e estudantes de Ensino Médio.

De forma didática e clara, Mercedes compartilhou perspectivas importantes para o cenário global no que se refere à crise climática, enaltecendo a necessidade de que atitudes sejam tomadas de imediatas. “O alerta vermelho ficou vermelhíssimo. A gente precisa ser muito ambicioso no desenho de soluções e não dá para deixar para amanhã, pois isso já era para ontem”, pontuou.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o envolvimento de toda a Instituição no evento é reflexo da importância desse tipo de discussão em ambientes acadêmicos e do papel ativo da Unesc no cenário não só regional, mas nacional e internacional.

“Se o tema da crise climática não for discutido em uma Universidade como a nossa, que produz ciência e conhecimento diariamente, qual será o lugar da sociedade em que essa discussão será realizada? Acredito que o evento traz consigo toda a capacidade de refletir sobre os espaços que habitamos, a relação do nosso modo de viver a vida e cuidar do meio ambiente com a crise climática global”, destacou Luciane.

Ao abordar a temática, conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, o Ibero trata diretamente da qualidade de vida de todas as pessoas, da saúde e da própria existência. “Diante de um tema tão emergente, nós conseguimos incorporar esse evento como institucional internacional, com a participação de todas as áreas do conhecimento e todos os nossos programas de mestrado e doutorado envolvidos. Nós concluímos o Ibero hoje com uma abordagem muito relevante que coroa toda a bagagem acumulada durante a semana, com grandes trocas”, salientou.

Muito além do campo das ideias, conforme o coordenador geral do evento, Carlos Renato Carola, as discussões feitas ao longo do evento são fundamentais para a construção de soluções coletivas. “Esse problema já está colocado no mundo e estamos, de fato, vivendo sob os efeitos da crise. Todas essas formas de discussão são importantes para nós estabelecermos diálogo para pensar em políticas de prevenção e restauração de ecossistemas da região para diminuir os impactos da crise climática”, apontou.

A palestra de encerramento do 5º Ibero pode ser assistida na íntegra no link:

Aprovação dos visitantes

A professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Angélica Garcia Couto, vice-presidente da Associação Catarinense de Plantas Medicinais, esteve na Unesc pela terceira vez. Nesta oportunidade ela representou o projeto de Extensão Plante Saúde e o Horto Medicinal e apresentou trabalho voltado à proposta de hortas sociais com foco na diminuição da incidência de gás carbônico. Conforme ela, o ambiente foi muito acolhedor, o evento contou com excelentes discussões e foi possível tirar grande proveito destes dias. “É um encontro que vem a estimular nossa reflexão e reafirmar nosso compromisso enquanto educadores. A recepção, como sempre, foi muito boa e fez com que nos sentíssemos em casa”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *