A sala 16 do Complexo Esportivo da Unesc, onde está instalado o Centro Acadêmico do curso de Educação Física, está novinha em folha. Depois de passar por uma profunda reforma e repaginação promovida pela reitoria, foi reinaugurada e entregue aos acadêmicos. O ato também foi momento de formalizar oficialmente a homenagem ao professor José Antônio Carrilho, um dos principais defensores do curso, desde a instalação em 1974.
A reinauguração foi prestigiada e aguardada pelos acadêmicos. A reitora Luciane Bisognin Ceretta e as prós-reitoras de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex) e a de Ensino (Proen), Gisele Coelho Lopes e Graziela Amboni, respectivamente, fizeram questão de participar da solenidade. Professores e estudantes, acompanhados do homenageado, José Antônio Carrilho, marcaram presença na noite especial para a academia.
A reitora destacou que a gestão busca oferecer o melhor ambiente para estudar. “Quando você transita pelos espaços do campus, ele tem que ser agradável. Os estudantes precisam de uma sala de aula gostosa, um ambiente bacana para os encontros acadêmicos festivos e amistosos. O CA é um ambiente para que os estudantes possam se integrar, descansar e relaxar. O nosso objetivo é sempre esse, poder oferecer os melhores espaços para vocês. Quero parabenizar a presidente do CA, a Ana Claudia de Oliveira Borba pela sua dedicação. Esta ação é resultado do seu trabalho e de toda a diretoria”, salientou.
Homenageado
Luciane também comentou sobre a homenagem. “Todos esses equipamentos que a Universidade tem e que nós utilizamos, tem a marca do teu trabalho, José Antônio carrilho. O seu nome está espalhado em vários lugares aqui no complexo, devido ao seu empenho em construir um curso com alta qualidade acadêmica. Esta homenagem é merecida, muito obrigada. Toda vez que eu encontro o Carrilho, eu agradeço, porque ele já saiu da sala de aula faz muito tempo, mas ele continua lutando pelo esporte”, concluiu.
Segundo o coordenador do curso, Joni Marcio de Farias, o espaço é importante para os acadêmicos. “Aqui eles poderão se encontrar, trocar experiências. Também por ser um ambiente aconchegante, será próprio para descanso, favorecendo que nossos acadêmicos fiquem mais aqui. O CA é fundamental para a representação dos nossos estudantes em todas as esferas da universidade”, avaliou o coordenador.
Lijonjeado
“Fico lisonjeado de ter um um espaço desse, que é uma reinauguração, mas para mim, na realidade é uma inauguração, porque eu não pude estar presente quando ele foi aberto. Aqui é um espaço importante para os acadêmicos, é uma homenagem muito gratificante e resume o legado deixado nestes 39 anos de trabalho na Unesc, período que a gente não esquece nunca. Aqui foi uma afirmação profissional, quando cheguei com 23 anos. Fui coordenador com 27 anos, não tinha experiência administrativa, mas acredito que contribui bastante para o sucesso do curso”, avaliou Carrilho.
Gratidão
Conforme a presidente do CA, Ana Claudia, a reinauguração da sede do CA vai oferecer um espaço mais agradável para a convivência entre os alunos. “É um local idealizado para os acadêmicos, acolhedor e um ponto de apoio para aqueles que trabalham e precisam de uma infraestrutura para descansar, fazer suas refeições e principalmente para discutir o movimento estudantil. Agradeço o apoio da reitoria, dos coordenadores, professores, acadêmicos e da minha diretoria, por mais esta conquista”, finalizou.