A Unesc marcou presença no desfile em comemoração a Independência do Brasil, ao lado de mais 100 instituições que participaram do ato solene realizado na manhã deste sábado (7/09) na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, com o tema “Criciúma, uma cidade conectada à tecnologia e à inovação para um futuro ecoconsciente”.
Com a participação de acadêmicos e docentes, representando a Universidade, alunos e professores, o Colégio Unesc, a mensagem transmitida foi de confirmação, como uma Instituição Comunitária inserida na comunidade criciumense e catarinense.
O evento cívico militar foi prestigiado por cerca de seis mil pessoas, que lotaram as arquibancadas da Rua da Gente. A reitora Luciane Ceretta e a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, acompanharam todo o cerimonial.
Para Ceretta, a participação da Universidade no desfile da Independência do Brasil representa a importante função da educação como agente de transformação social.
“Este momento vai além da comemoração de uma data histórica, simboliza o nosso compromisso com o ensino, cidadania e o futuro do nosso país. Ao integrar essa solenidade, reafirmamos o papel da Unesc como formadora de cidadãos conscientes e críticos, que compreendem a importância de preservar nossa história e de contribuir para a construção de um Brasil mais justo, humano, inclusivo e desenvolvido. Estar aqui, ao lado de instituições e da sociedade civil, demonstra a importância da educação na promoção de valores como a liberdade, a democracia e a igualdade”, comentou a reitora.
Segundo a pró-reitora Gisele, a presença neste evento é também um reflexo da responsabilidade da Universidade em contribuir para o progresso da nação, não apenas através do Ensino e da Pesquisa, mas também por meio da Extensão, levando conhecimento e desenvolvimento às mais diversas áreas da sociedade.
“Este ato cívico tem a função de inspirar nossos alunos, professores e toda a comunidade acadêmica a continuarem desempenhando seus papéis de protagonistas na transformação do país. Sigamos firmes no compromisso de lembrar o passado, transformar o presente e construir um futuro promissor para todos os catarinenses”, argumentou Gisele.
Desfile do Colégio Colègio Unesc
Os alunos das terceiras, quartas e quintas séries do Ensino Fundamental Anos Iniciais, fizeram bonito e abrilhantaram o Desfile Cívico Militar de Criciúma, realizado neste sábado (07/09), em comemoração ao Dia da Independência. As crianças, marchando como gente grande, encheram os peitos e apresentaram com orgulho o que estão aprendendo em sala de aula. Seguindo o tema do evento, a direção preparou para o desfile, alas demonstrando a tecnologia, a robótica e a inovação com o Projeto Meliponário, em parceria com o Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski.
Segundo a diretora do Colégio, Marcela Gava, é sempre importante a participação em eventos públicos desse porte. “O Colégio está presente pelo segundo ano consecutivo no desfile de Criciúma e se posicionando, trazendo as crianças para engrandecer o desfile e mostrar tudo que o colégio vem trabalhando voltado para a cidadania”, comentou a Marcela.
Unesc – Grupo de Voluntários – Campanha “SOS Rio Grande do Sul”
A instituição sensibilizada com o sofrimento do povo gaúcho devidos as cheias do mês de maio, constituiu um grupo de voluntários formados por acadêmicos, professores, colaboradores e comunidade externa, capitaneado pela reitora Luciane Ceretta, para a uma força tarefa de arrecadação de donativos para o estado do Rio Grande do Sul.
A campanha foi estimulada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), envolvendo as 14 universidades comunitárias integrantes. Na Unesc, a coordenação da campanha foi dos professores Tatiane Macarini e Pedro Hilário. Neste sábado, um grupo de acadêmicos, colaboradores e professores envolvidos na campanha marchou também representando a solidariedade neste Dia da Independência.
“O desfile foi uma oportunidade de mostrar os resultados e agradecer a todos os parceiros por todas as doações realizadas e entregues aos gaúchos”, destacou a coordenadora Tatiane.