Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Comunidade de Aprendizagem segue fortalecendo reflexões pedagógicas com corpo docente da Universidade

Os encontros ocorrem todas às quintas-feiras a partir das 16h e estão abertos para os demais professores da Unesc (Fotos: Éverton Horacio e Divulgação/Agecom/Unesc)

A Comunidade de Aprendizagem segue com a busca contínua pelo aperfeiçoamento do processo pedagógico da Universidade.  A cada semana, diversos professores se reúnem para debater temas de interesse curricular. No encontro do dia 15 de agosto  os docentes foram mediados pela coordenadora do Setor Multifuncional de Aprendizagem (Sama), Zélia Medeiros Silveira. Na ocasião, o grupo refletiu acerca do tema ‘Práticas Avaliativas Formativas: Promovendo a Aprendizagem Contínua no Ensino Superior. 

De acordo com a ministrante, Zélia Medeiros Silveira, a avaliação da aprendizagem é um desafio constante na vida profissional dos professores universitários. “O estudante percebe muito a forma como está sendo avaliado. A forma como a professora avalia tem a ver com a forma como ensina. Se o professor transmite conteúdo, ele é um transmissor, ou seja, vai avaliar cobrando esse conteúdo. Já se o professor trabalhar com uma perspectiva de construção do conhecimento, aí vai ser diferente. A avaliação será formativa, na qual, ele vai acompanhar o desempenho desse estudante todos os dias durante a aula”, explica.

Já no encontro mais recente, ministrado pela professora Claudia Milanez Sachet, o tema central foi denominado de ‘Avaliação no Ensino Superior: Articulação e Prática para a Elaboração de Estratégias Avaliativas’. Essa ação aconteceu na tarde do dia 22 de agosto. 

Quando questionada sobre a proposta do conteúdo aplicado,Claudia Milanez disse que a proposta foi fazer uma análise do plano de ensino para pensar em novos métodos de aplicar as avaliações com os estudantes.

“Foi pensada pensando em propiciar momentos de reflexões sobre o processo avaliativo dentro da Universidade, dentro das diferentes áreas, tentando pensar, refletir questões teóricas e atrelar com a prática aquilo que vem sendo feito dentro das diferentes áreas, dos diferentes cursos”, revela. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *