Diferentes aspectos em torno da cirurgia bariátrica foram debatidos na noite desta quinta-feira (29/08) no Auditório Ruy Hülse no 1º Encontro de Saúde. Realizado em parceria com a Supera Farma, o evento reuniu profissionais e estudantes da área da saúde, além de pacientes interessados no assunto, para um momento de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos.
Entre os principais focos estiveram a importância da suplementação vitamínica para o paciente bariátrico e os perigos da disbiose intestinal. Como painelistas o evento contou com a egressa do curso de Farmácia e acadêmica do curso de Estética e Cosmética da Unesc, Gabrielly Ricken; o cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo João Bergmann e as nutricionistas Mariely Barcelos e Cris Copetti, tendo a abertura e as boas-vindas do gerente de produto da Supera Farma, Kauê Mazitelli.
Gabrielly compartilhou a experiência vivida enquanto paciente bariátrica, enaltecendo os motivos pelos quais tomou a decisão de realizar o procedimento e o quanto esta decisão foi importante para a sua saúde.
“A bariátrica não é a solução de todos os nossos problemas, mas a vida que a gente ganha é um respiro de esperança. Costumo dizer que mesmo no meu pior dia eu nunca me arrependi de ter feito a cirurgia, porque mesmo no meu pior dia eu ainda tinha mais saúde que no meu melhor dia como uma pessoa obesa”, destacou.
Conforme o cirurgião João Bergmann, um dos importantes dados científicos que reforçam os bons resultados obtidos por pacientes bariátricos é a prevenção de 13 tipos de câncer relacionados à obesidade, informação obtiva por meio de pesquisa de 2017.
“Além, é claro, da melhora das comorbidades, o que me motiva a trabalhar nessa área e fazer cirurgias bariátricas é a melhora da autoestima e saúde mental dos pacientes. Eles voltam ao consultório com outro ânimo, outra energia”, relatou.
Ao fim de todas as palestras, os convidados responderam, ainda, dúvidas da platéia.
O evento, que teve apoio da Drogaria Gabrielly, teve todas as palestras transmitidas ainda pelo canal da Unesc TV no Youtube e podem ser acessadas abaixo: